UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários de BH aprovam pauta da campanha salarial 2015/16


30/01/2015

Em assembleia realizada na sede da entidade, no Centro da Capital mineira, em 29/01, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) foi autorizado a negociar a pauta de reivindicações apresentada para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016.

 

A preocupação da diretoria do presidente José Cloves Rodrigues com a realidade do país, a partir das medidas anunciadas em 29/12, se refletiu em cláusulas de natureza econômica, que buscam além da mera reposição de perdas salariais, mas com a adição de aumento real nos salários e ganho por produtividade.

 

A proposta, que será levada aos representantes patronais, ainda destaca a inclusão de cesta básica tradicional e gratuita, com 25 quilos; auxílio alimentação diário; plano de saúde médico e odontológico e a novidade do auxílio ao filho excepcional.

 

Ao fazer a leitura da pauta, José Cloves destacou a intensão de avançar nas chamadas cláusulas sócias, aquelas que não resultam em reajuste salarial direto, mas que reforçam o ganho dos Comerciários, como o pedido de implantação de cobertura de planos na área da saúde.

 

REFERÊNCIA SINDICAL - Entidade com atuação destacada no cenário sindical mineiro há 90 anos, o SECBHRM tem atuado como protagonista na defesa da classe que representa, como na ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), chamada de Projeto Comércio (“Ambiente de Trabalho nos shoppings e no Hipercentro”), que está readequando o ambiente de trabalho nos shopping centers e nas lojas do Hipercentro da Capital, locais que concentram grande número de estabelecimentos comerciais e trabalhadores do setor.

 

Iniciado em 2011, quando o presidente José Cloves Rodrigues era secretário-geral da entidade, o projeto procura aproximar a realidade das lojas e estabelecimento comerciais do que determinam as Normas Regulamentadoras (NRs), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios no campo da segurança e medicina do trabalho.

 

Na Justiça, o SECBHRM obrigou a Via Varejo a pagar mais de R$ 1 milhão a Comerciários, transferindo a 381 trabalhadores valores referentes à vendas realizadas por lojas da rede Ponto Frio nos meses de julho e agosto de 2011. A entidade sindical foi vitoriosa na ação de substituição processual, impetrada em outubro de 2013, após tentativa de acerto administrativo.

 

 


Categorizado em: UGT - Minas Gerais,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.