UGT-MG visita Mariana e anuncia campanha para doação de água mineral

17/11/2015

O presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, esteve em Mariana (MG) no sábado, 14 de novembro, para conhecer de perto a realidade das famílias e dos trabalhadores vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento das barragens da Samarco.

Paulo Roberto reuniu-se com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com  o presidente do METABASE, Ronaldo Bento, para prestar solidariedade e colocar a UGT-MG à disposição do sindicato e do povo da região. Esteve também no Centro de Convenções do município, que centraliza as doações vindas de todo o país.

O METABASE, filiado à central ugetista mineira, em espírito de solidariedade, integrou a força tarefa na busca de possíveis sobreviventes tão logo o terrível acidente foi anunciado e tem atuado diuturnamente no apoio e socorro aos desabrigados.

O presidente da UGT anunciou que a central mineira se mobiliza para enviar a Mariana uma carga fechada de água mineral e enviará também colaboradores, além da própria diretoria, para ajudar na distribuição. Paulo Roberto convocou os sindicatos filiados a aderirem à campanha e revidar todos os esforços possíveis para ajudar a minorar a situação daqueles que perderam tudo na enxurrada de lama e choram pela perda de entes queridos.

Pouco mais de uma semana após o ocorrido, a situação ainda é desalentadora, com prejuízos incalculáveis do ponto de vista humano, social e ambiental, naquele que se configura o maior acidente registrado na história de Minas Gerais.

“A UGT, que pratica um sindicalismo ético, cidadão e inovador, não poderia se manter alheio a esta situação e se une ao clamor popular para exigir da Samarco e das autoridades a apuração rigorosa dos fatos, a punição exemplar dos culpados, a indenização das vítimas, a reconstrução de Bento Rodrigues e a recuperação dos prejuízos causados ao meio ambiente”, afirmou Paulo Roberto.

Assim como o presidente, todos os demais membros da diretoria da UGT-MG estão solidários e mobilizados para ajudar a população atingida pela tragédia. “Sinto-me orgulhoso e honrado com o fato do SINDPÚBLICOS/MG ser filiado à União Geral dos Trabalhadores, como também de ser o secretário do Servidor Público da UGT-MG, central que está sempre do lado do povo e da classe trabalhadora”, afirmou Eduardo Sérgio Coelho.

“Além das vidas que se perderam, as notícias sobre os impactos no meio ambiente são assustadores, algo inimaginável até então, resultado da ganância das empresas e pelo desenvolvimento a qualquer custo. Vamos dar o exemplo e, com as entidades filiadas, colocar a campanha na rua. Convocamos os sindicatos a aderirem a nossa causa e mostrar que a UGT pratica o sindicalismo cidadão na prática. Contamos com o apoio de todos”, finalizou a secretária de Comunicação, Fernanda Maria Ferreira Lopes Sampaio.

Fonte: UGT Minas Gerais

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,