8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais

28/07/2015

Entre os dias 1º a 4 de setembro deste ano será realizada a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", o evento vai contar com a participação de todos os segmentos da sociedade que, juntos, vão definir as políticas públicas de saúde para Minas Gerais para os próximos quatro anos (2016 a 2019). É esperada a participação de cerca de três mil pessoas de todas as regiões do Estado.

A conferência é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). “É um espaço onde a população, juntamente com os conselheiros de saúde, movimentos sociais e entidades sindicais, vão avaliar e debater a situação da saúde e elaborar propostas que visam melhorar a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece o vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde vai avaliar a situação da saúde em Minas Gerais com base nas prioridades e propostas provenientes das conferências municipais, realizadas até o dia 15 de julho. Após serem apresentadas e debatidas, as propostas escolhidas pelos votos dos delegados vão compor o relatório final que será encaminhado à comissão organizadora da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que ocorrerá de 1º a 4 de setembro, em Brasília.

Incentivo financeiro

A SES/MG aprovou, por meio da Resolução nº 4.846, de 15 de julho de 2015, o repasse de incentivo financeiro para auxiliar no custeio de deslocamento dos delegados eleitos à 8ª Conferência Estadual.

Para os municípios mineiros receberem os recursos é necessário enviar ao Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), até o dia 31 de julho, o relatório final com a lista dos delegados titulares e suplentes de suas Conferências Municipais. O CESMG vai informar à SES/MG a relação dos municípios aptos a receberem este incentivo, que será transferido diretamente aos Fundos Municipais de Saúde.

De acordo com Ederson Alves da Silva, em 2015 a Conferência Estadual quer assegurar, de forma inédita, a presença e a voz de representantes de diversos segmentos sociais. “Queremos ampliar a participação de minorias para discutir avanços no SUS. A começar pela representação das mulheres. Elas ganharão maior destaque, uma vez que deverão ser representadas em, no mínimo, 50% na etapa estadual e nacional”, explicou.

Divulgação

O lançamento da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais aconteceu no dia 13 de julho, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Fonte: UGT Minas

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,