06/11/2009
SALIM REIS
Há algum tempo, as pessoas estão me questionando como venho conduzindo a minha carreira de sindicalista com a de político, também me perguntam sobre os desafios que venho enfrentando e quais são os meus planos futuros.
Por essa razão, decidi escrever sobre o assunto no espaço mensal, que o Jornal dos Aposentados me ofereceu. Dessa forma, será possível compartilhar com os meus companheiros, a continuidade do meu trabalho no meio sindical e minha atuação como político.
Como vocês sabem, sou presidente licenciado do Sindicato dos Eletricitários, onde dediquei 23 anos de trabalho na luta aos direitos dos trabalhadores. Também sou vice - presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores, considerada a 3ª central sindical e a que mais cresce no Brasil, e também atuo como vice - prefeito de Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, com cerca de 500 mil habitantes e com uma das menores rendas per capitas da região.
Mesmo ocupando o cargo de vice - prefeito, as minhas atividades de líder sindical foram mantidas. O fato de eu ser um sindicalista experiente e conhecido abre portas no meio político, o que viabiliza boas negociações para a cidade, mas as conversas com os líderes do nosso governo, na maioria das vezes abordam assuntos ligados ao meio sindical.
A minha decisão de entrar na política despertou a partir das dificuldades enfrentadas, durante esses 23 anos de trabalho no meio sindical. Atualmente, dos 513 Deputados Federais eleitos, menos de 10% são sindicalistas, o que dificulta a luta pelos direitos dos trabalhadores e na defesa aos benefícios aos companheiros aposentados.
Por essa razão companheiros, o meu próximo objetivo, é ficar a disposição da classe eletricitária de todo o Estado e da população de Carapicuíba, local em que moro há 42 anos, para defender no Congresso Nacional projetos de interesses públicos. Afinal, precisamos unir forças para cobrarmos dos nossos representantes resoluções, que nos beneficiam enquanto cidadãos e classe trabalhadora.
Um forte abraço
Salim Reis é Presidente licenciado do Sindicato dos Eletricitários, vice - presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores e vice - prefeito de Carapicuíba.
UGT - União Geral dos Trabalhadores