ARTIGOS

Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT

Assédio Eleitoral: Uma Ameaça à Nossa Democracia

03/09/2024

Neste domingo, 01 de setembro, o Brasil registrou 153 denúncias de assédio eleitoral, um número alarmante que escancara uma prática que fere diretamente a democracia em nosso país. Como presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, considero inaceitável qualquer tentativa de coação que vise influenciar a escolha livre e soberana dos cidadãos.

O voto é secreto e representa um dos pilares fundamentais da nossa democracia. Qualquer tentativa de manipulação ou intimidação, seja ela qual for, não apenas desrespeita a liberdade individual, mas também atenta contra o direito sagrado de cada brasileiro de escolher seus representantes de maneira autônoma e consciente.

É imperativo que todos compreendam a gravidade desse tipo de assédio e que medidas rigorosas sejam adotadas para coibir essas práticas. Nosso compromisso com a democracia exige que defendamos o direito de cada cidadão votar livremente, sem pressões ou ameaças. Somente assim poderemos construir um país mais justo, onde a voz de cada um seja respeitada e valorizada.