UGT Press

UGT Press 324: Balanço Geral

24/12/2012

BALANÇO GERAL: neste ano, fizemos um balanço geral de nosso boletim eletrônico, desde os tempos em que começou com CATpress. Depois, quando houve a fusão entre três centrais de trabalhadores (CAT, CGT e SDS), mais um grupo de sindicatos independentes liderados pelo comerciário Ricardo Patah, foi lançado o UGTpress, lembrando o nome da nova central nacional de trabalhadores que surgira com o processo de união: UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT). Na ocasião, discutiu-se a possibilidade de fazer uma seleção dos melhores momentos de CATpress, apenas para registrar a história. O tempo passou e o UGTpress se consolidou como um dos melhores e mais lidos boletins sindicais do Brasil. Dos primeiros pouco mais de 300 cadastrados que recebiam CATpress, chegamos a mais de 7 mil endereços eletrônicos que, semanalmente, recebem o UGTpress. Foram 213 números de CATpress e 324 números de UGTpress. Em setembro de 2012, Ricardo Patah decidiu que chegara a hora de retratar os melhores momentos desses boletins em um livro. Conforme programação da UGT, o livro será lançado no início de 2013.

TEXTOS SELECIONADOS: delegando a tarefa à área de comunicação da UGT, cujo secretário nacional é o comerciário Marco Afonso de Oliveira, o trabalho de compilação foi entregue ao consagrado jornalista Mauro Ramos. Há outros colaboradores, todos citados na ficha catalográfica. Ao jornalista Ramos coube a seleção dos melhores textos e a organização do livro, que tem cinco partes: a) uma seleção de artigos do presidente Ricardo Patah, publicados na grande imprensa brasileira
b) um elenco de notas escolhidas, publicadas pelo UGTpress
c) um registro histórico das principais notas do CATpress
d) uma pequena série de artigos do vice-presidente Laerte Teixeira da Costa, a maioria publicados no Ipiranga News e no jornal rio-pretense Diário da Região
e) nas últimas páginas, uma seleção de fotos relacionadas com a fundação da UGT e a trajetória vitoriosa de Ricardo Patah como sindicalista.

LANÇAMENTO DO LIVRO: editado pela Salinas, o livro deve chegar à UGT já no mês de janeiro e será distribuído de forma direcionada aos filiados da Central, ao universo político e sindical brasileiro, às importantes lideranças sociais e comunitárias, aos jornalistas que cobrem as atividades sindicais e aos interessados. Estão previstos dois lançamentos oficiais com a presença do principal autor, Ricardo Patah, um na capital de São Paulo (local de atuação do presidente da UGT) e outro no interior de São Paulo (São José do Rio Preto, terra do vice-presidente). Outros lançamentos fora do Estado de São Paulo poderão ser agendados com o presidente Patah, através dos e-mails presidência@ugt.org.br ou marta.comerciarios@comerciarios.org.br Pedidos de exemplares também podem ser feitos nos mesmos endereços eletrônicos.

CRESCIMENTO DA UGT: desde sua fundação, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) é uma das centrais de trabalhadores que mais cresce no Brasil. Consolidou-se como a terceira maior central sindical do país. Canindé Pegado, secretário-geral, sempre de olho no vai e vem das entidades filiadas, tem sido o guardião desse processo de entrada e saída de organizações. Infelizmente, a legislação brasileira permite essa instabilidade. Ricardo Patah escreveu um artigo importante sobre o assunto (está no livro), denunciando a fábrica de sindicatos. Enfim, apesar das dificuldades, a UGT segue crescendo!

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO: a equipe de UGTpress deseja aos filiados da União Geral dos Trabalhadores e aos seus leitores um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Desejamos que haja melhor crescimento econômico e social para o Brasil em 2013. O índice de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 não deverá ser bom, embora positivo. O Brasil é um país por construir e nisso exatamente está a sua oportunidade para crescer. Neste ano, o passo mais positivo certamente foi dado pelo Supremo Tribunal Federal, chamando para si a tarefa de moralizar a atividade política e diminuir a corrupção. Que assim seja!

NOTA: UGTpress volta na segunda quinzena de janeiro. O pessoal estará de férias.