UGT Press

UGT Press 273: Um resumo

30/12/2011

2011: neste ano foram expedidos 56 boletins eletrônicos, conhecidos por UGTpress e distribuídos às lideranças sindicais, políticas e comunitárias do país. O cadastro de UGTpress alcança aproximadamente 7 mil nomes e a média de retornos, por diversos motivos (nunca por devolução) é de, mais ou menos, 10%. Praticamente um quarto desse cadastro é de solicitações espontâneas para inclusão. UGTpress ombreia-se a publicações importantes do mesmo gênero e, normalmente, tem servido de pauta para outras publicações. A característica principal de UGTpress é sua inconformidade e sua destemida análise de fatos invulgares, pescados nas entrelinhas dos noticiários. Normalmente, é expedido uma vez por semana.
COMO COMEÇOU:inicialmente, o boletim eletrônico foi gestado na extinta Central Autônoma de Trabalhadores, que desapareceu para dar origem à União Geral dos Trabalhadores (UGT). Como se recorda, a UGT é fruto de um raro processo de unidade sindical, o único no Brasil, em que três centrais (CAT, CGT e SDS), mais um grupo de sindicatos independentes, formaram uma nova central de trabalhadores presidida pelo comerciário Ricardo Patah. A UGT começou pequena e firmou-se no cenário sindical brasileiro como a terceira maior central sindical. Pois bem: como já existia o embrião de UGTpress, foi preciso apenas aperfeiçoá-lo para atender aos imperativos de uma organização moderna e inovadora.
BALANÇO: como CATpress, o boletim eletrônico circulou por mais de três anos, atingindo o número 213, no mês de julho de 2007, exatamente o mês de fundação da União Geral dos Trabalhadores. A partir da criação da UGT, o boletim passou a denominar-se UGTpress. Já vamos para o quinto ano (na verdade aproximadamente nove anos) de circulação ininterrupta. Temos aquilo que a imprensa chama de leitores cativos", pessoas acostumadas a receber o boletim e que sentem a sua falta, caso ele não chegue. São quase 300 números de UGTpress, o que torna o boletim, felizmente, uma publicação bastante regular.
FELIZ ANO NOVO: desejamos aos nossos leitores um feliz ano de 2012. Nas próximas duas semanas, UGTpress estará fora do ar, em virtude de férias coletivas de seus colaboradores."