04/11/2011
AS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA: O Brasil está concorrendo com duas belezas naturais ao concurso As Sete Maravilhas da Natureza": as Cataratas do Iguaçu (votecataratas.com) e a Amazônia (wonderamazon.com). O concurso é promovido pela fundação suíça New Seven Wonders. UGTpress aborda o assunto no sentido de estimular os dirigentes e organizações filiadas da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e outras a participarem da votação (até 11//11/2011). A eventual eleição de um desses monumentos da natureza será importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil.
BATATAS FRITAS:o clipping diário do jornalista Marco Roza, com notícias selecionadas para os dirigentes nacionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), traz uma notícia interessante, se não fosse trágica: o valor gasto com batatas fritas nos Estados Unidos seria mais do que suficiente para evitar a morte de crianças por desnutrição. Segundo a nota, "para se desenvolver programas que beneficiariam 90% das crianças em estado grave de desnutrição no mundo, seria necessário investir 11,8 bilhões de dólares por ano, valor inferior ao que é desembolsado, anualmente, pelos Estados Unidos, em batatas fritas, estimado em 13,6 bilhões de dólares". O cálculo citado por Roza é da ONG Visão Mundial, uma das entidades que participam do fórum sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).
MANUEL (MANOLO) ZAGUIRRE: o governo da Espanha, através do Ministro do Trabalho e Imigração, Valeriano Gomez, condecorou o histórico dirigente sindical, Manuel Zaguirre, pertencente aos quadros da União Sindical Obreira (USO). A solenidade oficial ocorreu no dia 27 de outubro, na sede do Ministério. Manolo, como é conhecido por seus companheiros, tem uma vida dedicada à luta contra a ditadura, em favor da liberdade e dos direitos dos trabalhadores. Durante o seu discurso, ele se lembrou dos colegas que tombaram ao longo da luta e destacou: "de las manos, las mentes y los corazones laboriosos de la gente trabajadora, en sus múltiples versiones y dedicaciones, sale la capacidad de hacer útil y productivo el dinero e la tecnologia".O presidente Ricardo Patah, da União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT), lembra a trajetória do grande líder sindical espanhol. Manolo esteve presente nos dois congressos da UGT, o de fundação e o mais recente, em julho de 2012, em São Paulo. Cumprimentos ao líder espanhol pelo e-mail: presidencia_sotermun@uso.es
CELADIC: O Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento, a Integração e a Cooperação (celadic@gmail.com), formado por um grupo de dirigentes sociais, empresariais, políticos, acadêmicos, estudantes e técnicos, destinado a combater a miséria, a pobreza e a marginalidade social, é uma fundação de inspiração cristã, cuja sede fica na Cidade do Panamá e direção geral, exercida por Luis Enrique Marius, em Caracas, Venezuela. Para Marius, que pertenceu aos quadros da extinta Central Latino Americana de Trabalhadores (Clat) e tem muitos amigos e admiradores no interior da UGT-Brasil, "ninguém pode negar a existência de um invalorável e enriquecedor patrimônio no pensamento humanista-cristão latinoamericano". Na segunda metade do século 20, Luis Enrique Marius esteve várias vezes no Brasil a serviço da ex-Clat e consolidou, por aqui, uma imagem positiva de um líder voltado para a solução dos principais problemas dos trabalhadores latinoamericanos.
UTAL:a Universidade dos Trabalhadores da América Latina (Utal), que serviu para formar milhares de líderes sindicais latinoamericanos nas últimas décadas do século 20, vai se transferir para a Cidade do Panamá, sem perder suas finalidades originais. O velho e imponente prédio, localizado nas colinas de San Antonio de Los Altos, Estado de Miranda, Venezuela, está sendo negociado com o Governo da Venezuela e os resultados da venda serão aplicados em seu objetivo principal, a formação. O atual presidente da Fundação Utal, Mariano E. Mena Q., está encarregado dos trâmites oficiais da transferência para o Panamá, tão logo se concluam as negociações. A UGT-Brasil é associada à Utal e apoiou a decisão.
CENTRO DEL PENSAMIENTO VIVO LATINOAMERICANO Y CARIBEÑO: uma das decisões que emergiram das profundas modificações que estão ocorrendo em termos de vendas das instalações e do prédio da Utal e, ainda, de outros imóveis, propriedades do Ilacde (Instituto Latino Americano de Cooperação e Desenvolvimento), será a criação em Bogotá, Colômbia, do Centro do Pensamento Vivo Latino Americano e Caribenho, inspirado na vasta obra de Emílio Máspero, líder da Clat, falecido em 2002. Julio Roberto Gomez, presidente da CGT-Colômbia e vice-presidente da CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas) está encarregado de ultimar os detalhes para a transferência da Venezuela para a Colômbia do enorme acervo de obras e documentos pertinentes."
UGT - União Geral dos Trabalhadores