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UGT Press 237 : Estados Unidos reclamam da atuação do BNDES


06/05/2011

REPORTAGEM: reportagem da Folha de São Paulo (página A-8, de 28/4) mostrou de forma jocosa que o novo avião da Polícia Federal - Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), de fabricação israelense - não decola há dois meses por falta de gasolina. O sistema de defesa foi anunciado por Dilma Rousseff, em plena campanha eleitoral, e custará 540 milhões de reais. Estão previstas compras de 15 dessas aeronaves e a implantação total do programa deverá ficar pronta em 2015. Independentemente do contratempo, a iniciativa é boa e o avião, sem tripulação e guiado por controle remoto, é capaz de fotografar a placa de um automóvel a 5 mil metros de distância. Começará a trabalhar em Foz do Iguaçu, onde há notório contrabando de armas.
CONTMAF: a Confederação Nacional dos Trabalhadores Aquaviários e Aéreos denunciou a Transpetro, empresa da Petrobrás, de cometer irregularidades, comprometendo o gerenciamento e os custos de manutenção do transporte. O presidente da Contmaf, Serverino Almeida, em entrevista ao Estadão (12-2), disse que mandou ofícios à Transpetro, porém as dúvidas não foram esclarecidas". Sobre o assunto, a Transpetro disse que "a empresa fez auditoria interna e externa para verificar as acusações e nada verificou".
VEJA SÓ! os produtores rurais brasileiros estão reclamando de problemas com o transporte ferroviário da produção. Segundo eles, as empresas estão contratando cargas acima da capacidade de transporte e cobrando mais pelo frete, com casos de aumento acima de 30%. Espécie de "overbooking" com preços aviltados. Isso significa que há muito que fazer em matéria de transporte ferroviário no Brasil, com amplo espaço para melhorar e aumentar a malha de linhas. Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", o Brasil paga, em comparação com o preço do frete ferroviário nos Estados Unidos, cerca de 50 dólares a mais por tonelada transportada.
CIDADES: a cada dez anos, toda vez que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o censo brasileiro, há uma grita das cidades que perdem população. Neste ano, não foi diferente. Há municípios com perda de mais da metade de sua gente, caso de Jacareacanga, no Pará. O motivo do protesto é óbvio: municípios com perda de população ficarão com renda menor no FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES: UGTpress citou o exemplo da Argentina pelo esforço na implantação de uma política industrial que substitui importações, prática recomendada pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) no pós-guerra. Agora, são os Estados Unidos. O presidente Barack Obama, discretamente, anunciou no dia 7 de fevereiro, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, "uma nova política industrial sustentada na inovação, na substituição de importações e no incentivo ao retorno de parcela de investimentos americanos no exterior" (Estadão, 14-2). O programa tem como objetivo recuperar as vagas perdidas no mercado de trabalho dos Estados Unidos. Para Barack Obama "é hora de investir na América".
ENQUANTO ISSO: os países ricos estão questionando o papel do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no financiamento industrial do Brasil. O governo dos Estados Unidos protocolou junto à OMC (Organização Mundial do Comércio) pedidos de explicação sobre os critérios de financiamento praticados no Brasil, envolvendo, além da atuação do BNDES, isenção de impostos à Zona Franca de Manaus e outros programas de incentivo.
GUERRA COMERCIAL: reclamações à OMC (Organização Mundial do Comércio) são recorrentes. O Brasil também questionou os subsídios japoneses à indústria da aviação. Em tempos de crise, aumentam as preocupações com eventuais deslizes nas normas internacionais de comércio e há notório crescimento das práticas protecionistas. Contudo, está na cara que os países ricos são incoerentes em sua pregação a favor do mercado livre."




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