UGT Press

UGT Press 216: Falando de nós mesmos

28/12/2010

AUTOELOGIO DISPENSÁVEL: não é raro, mas absolutamente dispensável e até desaconselhável o autoelogio referente a publicações. Contudo, mesmo as grandes revistas e jornais, às vezes, sucumbem à tentação e se valem deste expediente para divulgar um prêmio, um furo de reportagem ou uma previsão acertada. Também para saudar a longevidade. Os erros, em geral repetidos e variados, desaparecem como que por encanto. Resistindo a essas veleidades, apresentamos um balanço do nosso boletim eletrônico UGTpress, criado em 3 de março de 2004 como CATpress. A partir de agosto de 2007, passa a circular com a nova marca da União Geral dos Trabalhadores (UGTpress). Segue sua trajetória sendo remetido a milhares de endereços cativos. Esses endereços saltaram de 600 para 6.000, um crescimento extraordinário nesses quase sete anos de existência.

PRIMEIRO GRANDE PROJETO DE UNIDADE SINDICAL: a União Geral dos Trabalhadores (UGT) é fruto da ousadia de um grupo de sindicalistas sonhadores: Ricardo Patah, Antonio Carlos dos Reis (Salim), Enilson Simões de Moura (Alemão) e Laerte Teixeira da Costa, respectivamente representando sindicalistas independentes e três conhecidas centrais de trabalhadores (CGT, SDS e CAT). Eles desenvolveram nos últimos quatro anos o maior projeto de unidade sindical em território nacional. O Brasil, contrariamente, sempre foi palco de desuniões e discórdias, divisões acentuadas por motivos os mais diversos. A UGT representa a inversão dessa tendência. Ricardo Patah, o jovem e novo presidente da UGT, autorizou a continuidade deste boletim eletrônico.

QUEM RECEBE O UGTpress: recebem regularmente o boletim eletrônico UGTpress - sindicatos, sindicalistas, autoridades governamentais, ongs, entidades e personalidades do exterior, pessoas e empresas em geral - todas as pessoas físicas ou jurídicas inscritas em seu cadastro geral. Normalmente, esse cadastro se expande naturalmente pelos pedidos que chegam diariamente à redação ou alimentado pelas entidades filiadas à União Geral dos Trabalhadores (UGT). É um trabalho permanente. Solicitações para interromper o envio podem ser contadas nos dedos de uma só mão.

ORIENTAÇÃO POLÍTICA: o UGTpress não tem viés partidário nem ideologia política predominante. Seu objetivo é a defesa dos trabalhadores e de suas mais importantes causas. É, sobretudo, nacionalista. Também analisa de forma imparcial os fatos e ocorrências do cotidiano político, social e administrativo do país. Sua orientação é pluralista, assim como a UGT. Em relação às autoridades governamentais age com total imparcialidade, criticando ou elogiando segundo a necessidade ou avaliação. Assume e defende as teses da UGT. O combate à corrupção é sua maior trincheira. A credibilidade é seu maior patrimônio, o que faz dele um instrumento de leitura de boa parte da intelectualidade brasileira.

BALANÇO GERAL: normalmente, UGTpress é editado uma vez por semana. Neste ano de 2010 foram 65 números. Nos quase sete anos de existência foram aproximadamente 500 números. O primeiro número como UGTpress saiu em 03 de setembro de 2007 e, no total, são 215 números emitidos. É a publicação mais regular da União Geral dos Trabalhadores. Pedidos de inscrição no cadastro geral (confidencial e não divulgado ou cedido) podem ser feitos à ugtpress@terra.com.br

OBSERVAÇÃO: UGTpress voltará a circular a partir de 15/01/2011.