UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 176: Aumento da Violência


07/05/2010

TELEFÕNICAS: reportagem especial da Folha de São Paulo, feita pelo jornalista Julio Wiziack (25-04), mostra que as operadoras fixas cobraram indevidamente na conta telefônica as contribuições do PIS e Cofins. Várias ações estão contestando as operadoras e pedem o ressarcimento dos valores pagos. Há estimativas assustadoras: a conta poderia chegar a 10 bilhões de reais. Numa conta dessa magnitude não faltarão situações heterodoxas, tão a gosto das autoridades tupiniquins. Uma dessas ações será julgada em breve pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). De um lado, as operadoras e de outro, milhões de brasileiros lesados, assinantes ou usuários de linhas fixas.

BARBÁRIE: a onda de violência que assola o país tem mantido cidadãos isolados em suas próprias casas. À noite, as ruas ficam vazias e os locais menos acessíveis são evitados. Apesar disso, não é raro ler e ouvir notícias sobre crimes bárbaros. Maníacos sexuais, viciados em crack e ladrões comuns formam hoje um contingente à parte na multifacetada sociedade brasileira. Mas, o que mais assusta é a inércia das autoridades. Não há nada inteligente em andamento, nenhum plano à vista, nenhuma medida séria sendo estudada. Palpiteiros existem aos montes, porém poucos são os que estudam o problema. Com uma Copa do Mundo e uma Olimpíada bastante próximas, seria de se esperar alguma providência mas consistente contra a violência.

MERCADO DE IMÓVEIS: o mercado de imóveis no Brasil está aquecido. Em tempos de crescimento, sempre foi um mercado que alavancou a economia brasileira. Não é diferente agora. Provavelmente, no ano de maior crescimento do Produto Interno Bruto, o mercado imobiliário baterá todos os recordes. Grande parte desse sucesso se deve à estabilidade da moeda, aos investimentos públicos e ao alargamento das possibilidades de crédito.

POLÍTICAS ANTI-CRISE: o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho, Juan Somavia, informou que cerca de 20 milhões de empregos serão criados ou foram salvos pelas medidas anti-crise, implementadas pelos diversos governos do mundo. Somavia recomendou cautela porque, segundo ele, cerca de 200 milhões de empregos foram perdidos e a recuperação equivaleria a somente 10% dos postos de trabalho.

REGRAS DE DEMOCRACIA: em outubro (e novembro, se houver segundo turno) o cidadão brasileiro escolherá entre três candidatos (os mais importantes). São aqueles que seguiram as regras partidárias, apresentaram seus nomes em convenções e foram aprovados para disputar a eleição para Presidente da República, um reizinho provisório que governará o país por quatro ou oito anos. Uma minoria está filiada aos partidos políticos. Isso satisfaz?




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.