26/04/2010
CIRO GOMES: o ministro, ex-governador do Ceará e deputado federal Ciro Gomes é sempre uma incógnita. Talvez, o único político brasileiro a passar um ano em Harvard University, amigo do professor Mangabeira Unger e de Tasso Jereissati. Possuidor de uma artilharia verbal de dar medo, Ciro Gomes, parece, foi engolido por um torneiro mecânico. Sobra-lhe, unicamente, a alternativa de ser candidato a deputado federal por São Paulo para onde transferiu seu título de eleitor, a pedido de Lula. Desembarcando da candidatura à Presidência, desceu atirando. Esperam-se novos capítulos.
DISCURSO: é recorrente na imprensa mundial a necessidade de medidas para o controle do setor financeiro. Apesar da crise de 2008 ter sido gestada nas entranhas do sistema financeiro, alguns países do bloco hegemônico (leia-se G-7) resistem em aplicar novas regras e proteger o mercado. Comunicado do G-20, onde estão representadas as vinte maiores economias do mundo (Brasil incluído), volta a prometer para os próximos dois anos medidas para impedir que o setor financeiro volte a cometer os excessos que levaram à crise". A conferir.
MAIS POBREZA: o Relatório de Monitoramento Global, expedido pelo Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI) dá conta que, no final de 2010, haverá mais 64 milhões de miseráveis no mundo (20 milhões só na África Subsaariana). Embora ainda não comprometa totalmente, isso reduz as chances de atingir uma das Metas do Milênio adotadas no ano 2000. Os governos assumiram o compromisso de diminuir pela metade o número de pessoas que vivem com renda inferior a US$ 1,25 por dia. Segundo informações oficiais, o Brasil superará a meta.
VEM AÍ OS CARROS CHINESES: está sendo um sucesso o Salão do Automóvel de Pequim. A China já é o primeiro mercado automobilístico do mundo e muitas marcas famosas escolheram a exposição de Pequim para lançar seus novos produtos. Os chineses foram às compras e adquiriram marcas famosas, como por exemplo, a Volvo. Eles estão iniciando a internacionalização de seus carros e um dos mercados a ser explorado será o brasileiro. Com a crise da Toyota, a próxima década poderá ser dos "carros amarelos".
ELEIÇÕES: com a saída de Ciro Gomes da disputa presidencial, crescem as possibilidades de Marina Silva se tornar o fiel da balança num hipotético segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2010."
UGT - União Geral dos Trabalhadores