UGT Press

UGT Press 173: Valor da Aposentadoria

20/04/2010

VALOR DA APOSENTADORIA: períodos eleitorais ensejam discussões interessantes. Os deputados e senadores defendem um reajuste para os aposentados de 7,71%, enquanto o presidente Lula autoriza 7% e o ministro Mantega diz que nada maior do que 6,14% pode ser concedido. Algumas conclusões: a) a Previdência Social tem déficits monumentais, em geral por conduta irresponsável ao longo de décadas, sobre os quais os trabalhadores da iniciativa privada não tem qualquer culpa
b) realmente os deputados e senadores ficam bonzinhos" em épocas eleitorais, jogam a responsabilidade sobre as costas do presidente de turno
c) o ministro Mantega faz o papel de mal para que Lula também pose de "bonzinho"
d) a pura verdade é que, mesmo que dobrassem o valor concedido, ainda seria pouco para aquelas aposentadorias acima do salário mínimo, em função da enorme defasagem dos anos anteriores a Lula.

BOA NOTÍCIA: reportado no clipping do jornalista Marco Roza, o JPMORGAN, Banco dos Estados Unidos, prevê que o Brasil poderá crescer até 7% em 2010. Palpite otimista que, se correto, representará o recorde brasileiro desde 1987. Em 1986 o país cresceu 7,5%. Há muitas disparidades nesses chutes sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto): vão de 3% a 7%, ou seja, mais de 100% de diferença entre uns e outros.

ONDA DE VIOLÊNCIA NA AMÉRICA LATINA: países como Guatemala, Honduras e Colômbia lideram as estatísticas sobre violência contra trabalhadores. Atitudes abusivas de governos, assassinatos de lideranças (principalmente rurais), falta de liberdade sindical e outras atrocidades, compõem o arsenal de maldades do poder econômico incrustado na maioria dos governos da América Latina. Isso mostra que apesar do progresso e dos avanços institucionais, a região ainda tem uma democracia frágil.

MAIS VIOLÊNCIA: outro tipo de repressão ocorre contra os jornalistas independentes. Vários deles foram assassinados. Boletins alternativos, em geral mantidos por organizações sociais e sindicais, constantemente estão denunciando esse tipo de crime. Por exemplo, neste mês de abril atiraram contra Luis Felipe Valenzuela, diretor da Rádio Emissoras Unidas da Guatemala. Casos como esse se repetem no Peru, na Guatemala, na Colômbia e em outros países da região.

A CSA ESTÁ ATENTA: a Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas, através da Secretaria de Políticas Sociais (SPS), está atenta. Como se sabe, a CSA é fruto da fusão entre ORIT e CLAT e representa cerca de 50 milhões de trabalhadores no Continente. A CSA tem protestado nos fóruns internacionais, através de seu secretário-geral, Victor Báez Mosqueira, sempre incisivo e firme contra as agressões e violências contra os trabalhadores. Neste mês, o titular da SPS, Laerte Teixeira da Costa, também vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores, apresentou ao Conselho Executivo da CSA um levantamento estatístico das agressões e violências ocorridas na América Latina. O relatório será levado também à OIT (Organização Internacional do Trabalho) e CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos)."