05/03/2010
ONDA CONSERVADORA: um verdadeiro tsunami conservador invade os Estados Unidos. Desde a eleição de Barack Obama, os ultraconservadores estão se mexendo. Veja abaixo, a título de conhecimento e informação, comentários do vice-presidente da União Geral de Trabalhadores, Laerte Teixeira da Costa, sobre o Tea Party".
TEA PARTY: o movimento "Tea Party" é conservador e de direita. O nome remete à Festa do Chá de Boston, protesto dos colonos americanos que se revoltaram contra os impostos cobrados pelos ingleses. Ocorreu em 1773 e foi precursor da Revolução Americana.
BANDEIRAS: as principais bandeiras do movimento são: oposição ao presidente Barack Obama, a quem eles chamam de "socialista"
rejeição ao projeto de reforma do sistema de saúde
conservadorismo fiscal
crítica ao Estado intervencionista e inchado ("Big Government")
defesa do porte de armas
oposição à autorização para casamentos gays
posição antimigratória
defesa do fundamentalismo cristão e da cultura judaico-cristã
diminuição do poder federal e fortalecimento dos Estados. Enfim, trata-se da renovação dos ideais conservadores. Em resumo: racistas, homofóbicas e xenofóbicas.
MOVIMENTOS: vários movimentos de direita integram o "Tea Party": FreedomWorks (Liberdade Funcional)
SmartGirlPolitics (política da garota esperta)
Kitchen Table Patriots (patriotas da mesa da cozinha)
Jovens Americanos pela Liberdade (YAF). Na convenção realizada no período de 4 a 6 de fevereiro, na cidade de Nashville (Tennessee), aconteceu o lançamento da "Corporação Garantindo a Liberdade", uma empresa para financiar candidatos conservadores não só às eleições político-partidárias, mas também para juízes das cortes.
PESQUISAS: preocupa o fato das pesquisas mostrarem que o "Tea Party" tem a simpatia de boa parte dos americanos e, em termos de credibilidade, situa-se acima dos partidos Republicano e Democrata. O grande feito do movimento foi influenciar nas eleições de alguns governadores republicanos e ajudar vencer as eleições para senador em Massachusetts, onde o Partido Democrata perdeu a cadeira que pertenceu durante décadas a Ted Kennedy. A eleição, realizada em janeiro, foi vencida pelo Republicano Scott Brown."
UGT - União Geral dos Trabalhadores