UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 339: CSA em alta


17/04/2013

CSA: A Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA) logrou, nas últimas duas semanas, uma especial visibilidade continental. Para isso, contou com o apoio estratégico da FESUR - Fundação Friedrich Ebert da Alemanha/Departamento do Sul, sediada em Montevidéo, Uruguai. Foram vários eventos. Um deles contou com as presenças do ex-presidente Lula e do atual presidente do Uruguai, José Mujica. Michele Bachelet, também convidada, deixou de comparecer, à última hora, em função do lançamento de sua segunda candidatura à presidência do Chile. O encontro foi um sucesso e obteve enorme repercussão na mídia hispano-americana. Lula e Mujica debateram com Victor Báez, secretário-geral da CSA.

COMUNICAÇÕES: de forma diferente, moderna e vanguardista, o Seminário sobre Comunicações, que antecedeu o encontro de presidentes, abordou o poder dos meios de mídia e seus problemas com alguns governos da América Latina. A influência desses meios na opinião pública foi discutida, realçando o que vem sendo chamado de civilização do espetáculo". Analisou-se animada e detidamente o termo "liberdade de expressão", chegando-se à conclusão de que se trata de um direito, individual e coletivo, do cidadão e suas instituições democráticas. Ultimamente, "liberdade de expressão" tem sido frequentemente confundida com "liberdade de imprensa", esta em geral representada por grandes grupos de mídias ou grandes conglomerados de empresas de comunicação. No caso, deliberada e propositalmente, confundem "liberdade de expressão" com a "liberdade dos meios de comunicação", prejudicando a maioria da sociedade, exposta a uma única matriz de opinião ou pensamento, nem sempre do interesse geral.
PARTIDOS PROGRESSISTAS: depois do seminário sobre comunicações e do encontro entre os presidentes Mujica e Lula, na sede do Mercosul, em Montevideo, já no dia seguinte, 5 de abril, foi realizado o encontro de importantes dirigentes partidários, alguns chamando-o de "encontro de partidos progressistas" e outros de "encontro de líderes partidários de esquerda". Em especial, os líderes partidários presentes discutiram como preservar os avanços dos governos tidos como progressistas na América Latina. Compareceram representantes de agremiações partidárias de diversos países, do México ao Chile. Tanto no encontro entre os presidentes, como na reunião de líderes partidários, o representante da UGT-Brasil foi seu presidente, Ricardo Patah, com destacada atuação.

CIT: em sequência aos eventos relatados, a Conferência Internacional do Trabalho (CIT) foi tema de uma reunião preparatória. O evento se realiza todos os anos em Genebra, Suíça, na primeira quinzena de junho, sob a responsabilidade da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Desde que a CSA foi fundada (2008), houve a preocupação de preparar melhor o grupo de trabalhadores que participa da CIT e, especialmente, da reunião da Comissão de Normas da OIT. Depois dessa providência, houve avanços extraordinários na atuação dos trabalhadores, a ponto de impressionar patrões e governos, que também participam da CIT. O representante da UGT-Brasil na reunião preparatória foi o presidente da Secretaria de Direitos Humanos, Elimar Damin Cavaletto.
UGT: a União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT) tem investido bastante nas relações internacionais, participando, sobretudo, das iniciativas da CSA/CSI e da OIT. Também faz parte do Fórum Social Social (FSM). Estreita seus contatos com entidades européias e latino-americanas. O presidente Ricardo Patah investe com vigor no setor internacional da UGT, que conta com duas robustas secretarias, uma que cuida somente das Américas (titular Sidnei de Paula Corral) e outra, mais ampla, que cuida do resto do mundo (titular Otton da Costa Mata Roma). A UGT prepara boa presença na CIT e boa representação para o terceiro congresso da CSI (Confederação Sindical Internacional), previsto para maio de 2014, em Berlim, Alemanha."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.