A Amazônia é nossa, antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014.

17/06/2009

No século XVI, os países da Europa, a partir do mito do El Dourado" imaginavam que a Amazônia era repleta de riquezas. Inúmeras expedições exploraram o Rio Amazonas. A mais famosa foi a de Francisco de Orellana que desceu o Rio Amazonas, chamado então Grande Mar Dulce (1541). Além de espanhóis, franceses, ingleses e outras nacionalidades estiveram na região. Sempre motivados pelas riquezas escondidas na natureza.

Mal sabiam os exploradores que estavam envolvidos por umas das maiores riquezas da humanidade: a floresta amazônica e um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.

É essa riqueza que corre o risco de ser dilapidada com as obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com as obras previstas para receber em Manaus os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A UGT Amazonas se manifesta enquanto ainda é possível progredir preservando, de maneira sustentada, pois tem plena consciência que o valor desse patrimônio e de outros existentes na região não têm preço.

Após três séculos e meio, a Amazônia é literalmente o novo "El Dourado" da era atual. A floresta amazônica é uma das principais responsáveis, se não primeira responsável, pela capitação de carbono, fazendo a fotossíntese que é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (ou seja, que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2).

Nossa floresta se tornou a grande responsável pelo oxigênio produzido no planeta. Contribuindo com as chuvas em toda a América do Sul, ao evaporar a água e distribuir para as demais regiões e países vizinhos, abastecendo nossos irmãos.

A Amazônia é considerada a grande reserva do planeta para os próximos mil anos. Pelo menos 12% da água doce de superfície, não congelada, se encontram no território amazônico. Dois terços do planeta são ocupados por oceanos, mares e rios. Porém somente 3% desse volume são de água doce. Um índice baixo, que se torna ainda menor se for excluído o percentual encontrado em estado sólido, como nas geleiras polares e nos cumes das grandes cordilheiras. Água doce em estado líquido representa menos de 1% do total disponível na Terra. Nossa Amazônia é a riqueza que todos os brasileiros devem preservar independente do local em que moram.

Isso faz a UGT transformar a Amazônia em um dos principais pilares de mobilização social e político na sua luta pela a defesa do meio ambiente.

Dentro dessa preocupação abrangente está a realização da próxima Copa do Mundo. Pois, como todos sabemos, Manaus será uma das sedes da Copa de 2014. O que nos orgulha muito e, ao mesmo tempo, nos preocupa. Vamos acompanhar de perto toda a movimentação para as obras de infra-estrutura. Não podemos deixar que nossa paixão pelo futebol nos feche os olhos para a depredação de um patrimônio que é nosso e da humanidade. A UGT Amazônia está atenta para termos um estádio que nos encha de orgulho, mas que não sobre apenas o gramado como a área verde preservada aqui na região.

(*)Nindberg Barbosa dos Santos, presidente da UGT-AM

"