Dia da Terra - Reflexão, Consciência, Preservação e Atitude

24/04/2009

Neste mês de abril, estamos comemorando datas importantes como o Dia: 7 - Dia Mundial da Saúde
15 - Dia da Conservação do Solo
17 - Dia Nacional de Luta Pela Reforma Agrária
19 - Dia do Índio
20 - Dia Nacional da Caatinga
22 - Dia do Descobrimento do Brasil
22 - Dia Internacional do Planeta Terra
28 - Dia da Educação e 30 - Dia Nacional da Mulher. Todas datas importante que se relacionam entre si e todas elas refletem a luta do cidadão brasileiro, a luta do trabalhador.

Dia da Terra

Juntos pelo Dia da Terra - você faz diferença -

Reflexão, Consciência, Preservação e Atitude".

Cristina Palmieri

O 22 de Abril é dedicado ao "Dia da Terra". A data foi instituída em vários países ao redor do planeta partir de 1990, e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional. A sua primeira comemoração como "O Dia da Terra" foi em 22 de abril de 1970, nos EUA, contra a poluição, quando milhões de pessoas se engajaram imediatamente para manifestar a preocupação com a degradação ambiental.

Comemorar o "Dia da Terra" exige reflexão, compromisso e atitude. O planeta não vive seus melhores dias, mas nós podemos fazer deste um mundo melhor. Precisamos lutar contra as guerras, doenças, fomes, mudanças de clima, aquecimento global, desemprego além de outros como combate a exploração do ser Humano e do meio ambiente, preservação dos recursos naturais, água, energia. São alguns assuntos da atualidade e que depende o nosso bem estar.

Construir um futuro mais próspero e seguro é meta que nação alguma e capital nenhum consegue sozinho. Somente com uma sociedade participativa e cidadã poderemos atingir tal objetivo.

Neste contexto, os trabalhadores e seus representantes tem como desafio empreender esforços para que se promova e implemente desenvolvimento sustentável. Os trabalhadores são os principais interessados pois são duramente atingidos e, como cidadãos, pagam a conta daquilo que não fizeram.

Precisamos intensificar, a luta pelo Planeta Terra, pela sobrevivência da raça humana. A mídia há muito nos apresenta situações provocadas pelo aquecimento Global, mas em nossos lares e de nossos locais de trabalho observamos como se fossem notícias de outro planeta, como se fosse outra realidade, que não chegará perto do nosso país, da nossa cidade, da nossa vizinhança,do nosso trabalho, que nunca fará parte da nossa realidade. Será ? Já não estamos passando por isso ? Inundações em Santa Catarina, no Maranhão, ciclones, tornados e outras tantas tragédias.

Devemos exigir mudança nos valores que permeiam nossa sociedade. Um novo paradigma deve ser construído.

Continuamos a produzir desastres ambientais e humanos. Civilizações entram e saem de nossa História e com elas a devastação do planeta que vem acompanhando gerações por gerações. E as gerações futuras, o que restará para elas? Por isso a atividade econômica não precisa ser predadora, nem exploradora, nem devastadora, só precisa buscar um novo modelo de desenvolvimento. Um desenvolvimento que seja sustentável. A ganância de poucos não pode deter o futuro de muitos.

Que neste dia, 22 de abril , "Dia da Terra" e nos demais dias do ano façamos parte do início de uma conspiração a favor do Planeta. Vamos iniciar o dia respirando profundamente para sentir o aroma do ar. Vamos lavar o nosso rosto e a nossa boca para sentir a maciez e o sabor da água. Abrir a janela e sentir o calor do sol sobre a nossa pele e sentir o brilho da luz sobre os nossos olhos. Mastigar uma maça e sentir o sabor da terra. Escutar os pássaros e sentir a melodia da vida e perceber como terra nos acalenta e acolhe.Vamos perceber o que ela representa e o quanto nos custará se nos faltar. Perceber que somos filhos da terra e refletir melhor o que fazemos parte dela.

Você pode ajudar, mudando seus hábitos. Eis algumas digas importantes:

•· Na hora do cafezinho, não usando o poliestireno (isopór) por que demora centenas de anos para se degradar após ser jogado no lixo. Tente não usar um copinho de isopor, improvise. Sugestão? Use uma caneca, ou copo, ou uma xícara.

•· Otimizando suas viagens de avião, isto é viaje menos de avião, pois a poluição gerada pelos vôos aéreos contribui de 3% a 4% de todos os gases estufas no mundo. É uma das fontes que começa a preocupar com os problemas na atmosfera.É uma das fontes que mais cresce. Tente mudar. Sugestão? Vá de carro, ônibus, trem ou até faça uma videoconferência.

•· Diga não às pontas de cigarros. Uma ponta de cigarro demora 10 anos para se decompor. Além de sujar os locais, faz mal à saúde humana, pois suas substâncias causam a morte de muitos pequenos animais que as comem sem querer. Sugestão? Pare de fumar. Se não poder parar de fumar, diminua e jogue as pontas em lugar apropriado.

•· Use menos grampeador. Se uma população de 10 milhões de funcionários de escritórios utilizasse um grampo menos por dia, seriam economizados quase 100 toneladas de aço por ano.

•· Produza menos correspondências não desejadas. Todos os anos mais de 50 milhões de árvores e 75 trilhões de litros de água são utilizados para produzir mais de 7 milhões de correspondências não desejadas. Deste total 40% vão para o lixo sem serem abertas, lidas. Sugestão ? Da próxima vez que alguma empresa ou alguém mandar uma correspondência assim para você, ligue e diga que não quer e diga para tirarem você da lista.Divulgue esta informação.

•· Tire o carregador de celular da tomada quando a bateria já estiver carregada.O consumo de energia seria equivalente à utilizada por 60 mil residências européias. Sugestão? retire da tomada o carregador quando o seu celular informar que está com a carga da bateria completa. Economize energia.

•· Deixe seu carro em casa. Usar um litro de gasolina produz 2,4 quilos de Co2. Ande de bicicleta, de patins, use metrô ou ônibus para reduzir a poluição do ar e economizar combustível. Se você precisa do carro, otimize seu uso. Como? Escolha caminhos curtos, horários com menos transito, dê carona ou vá de carona. Desligue o carro em determinadas paradas quando estiver esperando alguém.

•· Ajude destinando os equipamentos eletrônicos que você não quer mais em locais que recebam como doação ou lixo tecnológico. Como? Procure programas que recebem doações em escolas, associações e outras organizações.

•· Compre produtos da estação, com embalagens reutilizáveis e recicláveis.

Se cada cidadão contribuísse com essas recomendações, certamente estaríamos vivendo num mundo melhor. Pensem bem.

(Cristina Palmieri é Secretária Nacional do Meio Ambiente da UGT-União Geral dos Trabalhadores)."