UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2
Home | Notícias
Home | Notícias

NOTÍCIAS

SIEMACO-SP celebra Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Vigilância


17/06/2021

Dirigentes e assessores do SIEMACO São Paulo uniram-se aos trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro para lembrar o Justice Day - Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Vigilância, celebrado nesta terça-feira, 15 de junho.

Justice Day foi criado há 31 anos para relembrar, com profunda indignação, a maneira arbitrária e violenta com que os profissionais de zeladoria norte-americanos foram reprimidos ao se manifestarem para cobrar seus direitos, num ato público em Los Angeles (Califórnia), nos Estados Unidos. Conta a história que a marcha pacífica foi duramente reprimida pela polícia quando os trabalhadores e trabalhadoras deram os braços para atravessar uma rua e foram agredidos com golpes de cassetetes, deixando dezenas de feridos.

Para o movimento sindical global esse dramático acontecimento fortaleceu a determinação dos zeladores, angariando o apoio da opinião pública e estimulando “uma campanha que forçou as empresas multinacionais a reconhecerem o direito a um contrato sindical que proporcionasse aos trabalhadores um aumento vital, com seguro saúde e benefícios garantidos”.

Uni Global Union, organização que representa as categorias da Limpeza e Segurança nos cinco continentes, a qual o SIEMACO-SP é filiado há 7 anos, ressalta que “enquanto trabalhadores essenciais à sociedade ao redor do mundo continuam correndo enormes riscos à saúde para manter as economias funcionando em meio à pandemia, a campanha #RespectProtectPayUs (respeite-nos, proteja-nos, pague-nos, em tradução livre) exige pagamento justo, saúde, condições de trabalho seguras, proteção no trabalho, respeito e acesso a bons empregos sindicais para limpadores e seguranças”.

O presidente da CONASCON e diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, lembrou que a inadmissível violência no protesto em 1990, nos EUA, feriu inclusive mulheres grávidas. “As cenas são chocantes e jamais podem ser repetidas”, disse. 

Para o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, é um dia de luta por respeito e valorização dos trabalhadores da categoria. “A cada ano o Justice Day ganha mais adeptos. Essa é uma data que jamais pode ser esquecida e que trouxe direitos aos profissionais do mundo inteiro”, disse.

Em São Paulo, os trabalhadores do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana exibiram cartazes de apoio à causa nos seus locais de trabalho.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2021 Todos os direitos reservados.