UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2
Home | Notícias
Home | Notícias

NOTÍCIAS

O SINTRACAP-BA comemora hoje 12 anos de histórias e luta


13/04/2021

O Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias do Estado da Bahia foi fundado no dia 13 de abril de 2009, a partir da articulação do Sindicato de Cargas Próprias de São Paulo que visava expandir a categoria por todo o país. Aliado a isso, também havia a necessidade de organizar os motoristas, ajudantes de motoristas e operadores que formavam uma categoria diferenciada, mas estavam espalhados pelas mais diversas categorias profissionais na Bahia.

E foi diante deste cenário que Magno Lavigne (primeiro presidente do SINTRACAP-BA e Presidente da UGT-BA), juntamente com diversos companheiros da Bahia e de São Paulo, como Marco Afonso (Secretário de Comunicação da UGT Nacional), Ricardo Patah (Presidente da UGT Nacional), Almir Macedo e Heleno Fernandes, ambos do Sindicato de Cargas Próprias paulista, fundaram essa entidade sindical forte, organizada e de luta.

Foi ao longo desses 12 anos que construiu-se esse sindicato organizado, responsável, com posicionamento político coerente e que sempre se colocou em defesa dos interesses de sua categoria. "Os motoristas do setor do Comércio, por exemplo, tinham o salário mínimo como referência e com muita luta e dedicação o SINTRACAP-BA vem conseguindo diferenciar os salários da categoria", comenta Lavigne.

Atualmente, a entidade sindical possui cerca de 5.000 trabalhadores filiados, 18 Convenções Coletivas de Trabalho assinadas e mais de duas dezenas de Acordos Coletivos de Trabalho. Após 12 anos de lutas e conquistas, o SINTRACAP-BA acumula inúmeras vitórias coletivas e se consagrou como um dos sindicatos mais importantes da Bahia, mesmo diante de todos os ataques que o movimento sindical têm sofrido. A entidade, por exemplo, foi uma das poucas que resistiu a Reforma Trabalhista e que ainda permanece esperançosa com os dias melhores que virão, pois com muita luta, união e trabalho não seria possível esperar um futuro diferente.

“O que mais me deixa motivado e renova as minhas energias para seguir lutando é o reconhecimento da nossa categoria. O SINTRACAP-BA vive e seguirá firme, porque somos uma ideia de dias melhores e as ideias não morrem, elas se transformam e semeiam a esperança daqueles que acreditam na força e na unidade dos trabalhadores. Neste atual momento de crise sanitária, econômica e política a solidariedade entre os trabalhadores demonstra que somos maiores que qualquer sistema e que estamos juntos para enfrentar aqueles que querem tirar nossos direitos!’’, finaliza Marcelo Carvalho, presidente do SINTRACAP-BA.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2021 Todos os direitos reservados.