UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2
Home | Notícias
Home | Notícias

NOTÍCIAS

Fórum Social Mundial 2020 – População Idosa, PCDs e Diversidades


20/01/2020

FSM 2020 População Idosa, PCDs e Diversidades

 

O Comitê Organizador do V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades, está elaborando uma extensa agenda de 27 a 31 de janeiro de 2020, em Porto Alegre. Intitulada de Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, as atividades serão variadas. Oficinas, seminários, palestras ou quaisquer atividades pertinentes relacionadas aos temas.

 

Iniciando no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS no dia 27, a partir das 11h com credenciamento e estandes dos organizadores e apoiadores e a tarde, a partir das 13h30 com múltiplas atividades socioculturais sob o guarda-chuva “abertura”. O Território do FSM 2020 conta com apoio de todas as dependências da ALRS; Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre; Auditório da OAB-Cubo; salas de aula da Faculdade FACTUM, além de atividades na cidade de Canoas promovido pelo Programa Gerações da Prefeitura Municipal de Canoas.

 

Conforme o representante do comitê organizador do evento, Lélio Luzardi Falcão, “será um momento ímpar no debate da sociedade sobre o envelhecimento da população e seus desdobramentos”, portanto, trata-se de uma pauta importante e urgente a ser trabalhada. “O envelhecimento ativo e saudável tem sido tema de destaque em todo o mundo, que se prepara para a terceira Assembleia Mundial da ONU, a ocorrer em 2022”. Sua avaliação está em conformidade com a  Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza que idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país. Além disso, o Brasil é plural, com uma população de 49,8 milhões de pessoas com deficiência (IBGE, 2010) e com diversidade de gênero, etnias, orientação sexual, etc. que permeiam a sociedade e nem sempre são respeitadas em seus direitos fundamentais. Todas essas pessoas envelhecerão ou já se encontram nessa fase de vida e como estão vivendo ou estarão no momento da velhice? O debate se torna necessário para mostrar as singularidades, discutir e poder trazer à luz do entendimento, solidariedade e respeito humano para uma verdadeira sociedade para todas as idades.

 

    O evento é uma organização da Pró-Diversitas Brasil, Instituto Amigos do FSM (IAFSMPOA), Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI/RS), Cruz Vermelha Brasileira, Filial RS (CVB/RS) e UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. E tem o apoio institucional da Assembleia Legislativa do RS, Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional, Câmara Municipal de Porto Alegre, Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEPA), além de instituições como Universidades, Associações, Sindicatos, Secretarias, Organizações de Classe, Organizações Governamentais, empresas parceiras, dentre outros.

 

    Participações confirmadas: a UERGS já encaminhou suas atividades; Comitê Organizador preparou seminários nos eixos Saúde, Moradia e Acessibilidade; o Conselho Estadual do Idoso (CEI) realizará atividade sobre Participação Social e cidadania; A OAB/RS realizará em sua sede OAB/Cubo um seminário sobre o consumidor idoso: Inquieta PoA fará oficinas sobre economia prateada, empregabilidade da população sênior e outros assuntos; Convivendo com doenças neurodegenerativas será o tema abordado pelas três ONGs de familiares e pacientes destas doenças: Associação Brasileira do Alzheimer (ABRAz/RS) em parceria com a Associação de Parkinson do RS (APARS) e a Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica (ARELA); A Campanha Janeiro Branco em conjunto com a Associação Gaúcha de Familares e Pacientes com Esquizofrenia (AGAFAPE) realizarão roda de conversa sobre a temática da Saúde Mental, Envelhecimento e Esquizofrenia. A Associação Nacional de Gerontologia do RS (ANG/RS) fará atividades sobre saúde, envelhecimento e sexualidade; SBGG encaminhou seis atividades na Caravana do Envelhecimento. A Cruz Vermelha Brasileira/RS organizará oficina prática de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. O Movimento Negro será representado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e o Movimento Raízes de Bento Gonçalves; Já o SESC em conjunto com o COMDEPA está realizando Show de talentos com os três públicos do FSM. Aguardamos do MNU, MTG e outros, além dos sindicatos, associações e outras entidades que sempre tem participação.

 

 

O Comitê Organizador do V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades, está elaborando uma extensa agenda de 27 a 31 de janeiro de 2020, em Porto Alegre. Intitulada de Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, as atividades serão variadas. Oficinas, seminários, palestras ou quaisquer atividades pertinentes relacionadas aos tema.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2021 Todos os direitos reservados.