Seminário aborda pressão por vendas

25/05/2015

O Sindicato dos Comerciários de Limeira ( Sinecol), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou na quarta-feira (dia 20) o 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, com palestras que reuniram 150 pessoas, entre sindicalistas, técnicos de segurança no trabalho, empresários, contabilistas e estudantes. O evento foi no Clube dos Comerciários, no Jardim Limeirânea.

"No comércio, chama a atenção a questão das doenças do trabalho causadas pelo estresse, problema gerado pela pressão das vendas e exageros da chefia", apontou o presidente do Sinecol, Paulo César da Silva.

Além de informações sobre saúde e segurança propriamente ditas, o evento trouxe palestra sobre o e-social - o novo mecanismo on-line de registro dos trabalhadores brasileiros. "O objetivo foi envolver todos os aspectos da segurança até a situação trabalhista", continuou Paulo César. A contabilista Camila Vieira informou sobre o novo sistema, que ainda gera muitas dúvidas entre os empresários.

Uma cartilha com o tema "Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário" foi distribuída a cada participante e mais 2 mil delas serão direcionadas aos comerciários. Para participar do evento, era preciso levar uma caixa de leite, o que resultou na doação de 1.020 litros ao Cren (Centro de Reabilitação Nutricional João Ometto), garantindo o caráter beneficente da realização.

Além do Sinecol, o seminário foi organizado pela Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), com o apoio da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), UGT (União Geral dos Trabalhadores), USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Odonto Fácil, Ideal Clínic, Vegas Card e Athenas Consultoria em Segurança do Trabalho.

Categorizado em: Geral,