20/05/2015
O Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Piauí, entidade filiada à UGT, promoveu uma grande manifestação nas ruas da capital do Estado, na manhã desta quarta-feira, dia 20. O protesto foi motivado por uma medida anunciada pela prefeitura de Teresina, que pretende modificar a cor oficial do serviço de mototaxi. Segundo esta medida, as motos, atualmente de cor amarela, deverão ser pintadas de branco.
A modificação não agradou em nada a categoria, pois representa uma despesa a mais para os atuais operadores do serviço. Segundo o dirigente da UGT do Piauí, Celso Henrique, que acompanhou a manifestação, “os profissionais já arcam com um alto custo para manter em ordem a documentação das motos, e não tem como arcar com mais este custo de fazer uma nova pintura”. De acordo com Celso, os mototaxistas também reivindicam a abertura de um novo edital para ampliar a frota e também maior rigor na fiscalização para coibir a atuação de clandestinos. Segundo o Sindicato da categoria, atualmente existem 2.227 mototaxistas regulamentados.
O protesto reuniu mais de 500 profissionais que seguiram da sede da Câmara Municipal de Teresina, passando pela prefeitura e depois se concentraram novamente na sede da Superintendência Municipal de Trânsito. Os manifestantes foram recebidos pelo superintende e por um grupo de vereadores. De acordo com Celso, foi formada uma comissão, que voltará a se reunir amanhã, dia 21, na sede da Câmara Municipal, para buscar uma solução para a questão.
Imprensa UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores