Usar água do mar é viável no país, diz saudita

22/04/2015

O presidente da Associação Internacional de Dessalinização, o saudita Abdullah AlShaikh, que esteve em março no Brasil, acha que as novas tecnologias de tratamento de água e dessalinização podem ajudar a reverter a crise hídrica no país.

A seguir, os principais trechos da entrevista.

Folha - Como novas tecnologias podem ajudar?

Abdullah AlShaikh - A impressão de que temos do Brasil é de que se tem abundância de água e de que ela não é um problema. Mas recentemente a seca fez com que todos falassem sobre o assunto. O problema não é a disponibilidade, mas como fazer essa água alcançar as pessoas de forma limpa ao ponto de ser consumida pelas pessoas.

E no caso do Brasil?

Em um país de abundância, como o Brasil, você pode pensar em focar no tratamento primeiro e reusá-la, o que pode ser mais barato do que encontrar novas fontes de água potável. Em seguida, você pode requisitar a dessalinização de água salobra, não precisa ser água do mar de uma vez.

Mas o gasto energético continua sendo entrave?

A tecnologia ainda esbarra na questão energética. Pode-se retirar essa energia de combustíveis fósseis, que são limitados, poluentes e caros. Mas o interessante é que ela pode ser obtida também aliada à energia sustentável.

O custo de implantação das usinas ainda é alto?

Hoje, o custo caiu drasticamente. Há 20 anos, a tecnologia custava o dobro. Em alguns casos, é possível que a dessalinização possa ser até mais barata do que o tratamento convencional de água.

Fonte: Folha de S. Paulo

Categorizado em: Geral,