Vendas do varejo caem 3,1% em fevereiro, o maior recuo desde 2003

14/04/2015

As vendas do comércio varejista restrito caíram 3,1% em fevereiro ante o mesmo mês de 2014, o recuo mais intenso desde agosto de 2003 (-5,7%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções variavam entre recuo de 3,50% e queda de 0,40%, com mediana negativa de 2,25%.

Já em fevereiro ante janeiro, o recuo foi de 0,1%, na série com ajuste sazonal. O resultado também veio dentro do intervalo das estimativas, que iam de uma queda de 0,50% até uma alta de 1%, e abaixo da mediana, positiva em 0,15%.

Até fevereiro, as vendas do varejo restrito acumulam queda de 1,2% no ano e alta de 0,9% nos últimos 12 meses.

Em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 1,1% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. Já na comparação com fevereiro do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 10,3%. Foi o pior recuo de toda a série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio, iniciada em 2003.

Até o segundo mês deste ano, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam quedas de 7,5% no ano e de 3,8% nos últimos 12 meses.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,