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Brasil deve ganhar 26 novos shoppings em 2015


28/01/2015

Tanto a cifra investida quanto o número de inaugurações programadas para este ano são praticamente as mesmas de 2014.A diferença é que 14 novos shoppings que vão abrir as portas este ano deveriam ter começado a funcionar no ano passado.No início de 2014, o setor esperava abrir 43 shoppings, mas fechou o ano com um pouco mais da metade:25inaugurações.Além de postergar 14 shoppings para este ano,os emprendedores adiaram a abertura de 4 para 2016.

 

O novo presidente da Abrasce, Glauco Humai, pondera que vários fatores contribuíram para esse adiamento e que esse movimento não pode ser atribuído só ao fraco desempenho da economia. “É muito comum que algumas inaugurações fiquem para o ano seguinte”, justificou. Entre esses fatores, ele apontou a demora para obter licenças, a própria estratégia dos empreendedores e questões relacionadas ao momento da economia.

“Foi todo esse mix que acarretou esse adiamento.”

 

Os 520 shoppings brasileiros faturaram R$ 142,3 bilhões no ano passado, com crescimento nominal de 10,1%. Descontada a inflação do período, a receita avançou 3,5%. Para este ano, a expectativa é ampliar as vendas em 8,5% em termos nominais e em cerca de 2%, descontada a inflação esperada de 6,5%. “2014 foi um ano desafiador. Para 2015 esperamos uma no difícil”, disse Humai. No radar do setor estão os juros elevados,inflação alta, oferta de crédito apertada e pressão sobre amassa salarial.“Tudo isso acarreta impactos no setor. Mas, por conta da nossa gestão eficiente e do mix de lojas, esperamos um ano com crescimento bastante razoável”, afirmou.

 

A fórmula do setor para ampliar as vendas num ano em que os economistas esperam desaceleração do varejo e estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) é a mesma usada em2014.Isto é, trazer para os shoppings os consumidores que fazem compras em lojas de rua e avançar em cidades menores, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Interior.

 

Em 2014, pela primeira vez, o número de shoppings localizados em cidades do interior do País ultrapassou o das capitais. O ano fechou com 51% dos empreendimentos em operação localizados em cidades do interior, dos quais 41% em municípios com até 500 mil habitantes.As capitais ficaram com 49% dos shoppings.

 

O foco em cidades do interior também se repetiu nas inaugurações realizadas no ano passado.Um quarto dos shoppings que abriram as portas em 2014 estavam em capitais e 75% em cidades do interior. Para este ano,58% dos shoppings programados serão em cidades do interior,quase a metade (46%) em municípios com até 500mil habitantes.As capitais vão absorver 42% dos empreendimentos.

 

Dentro do processo de interiorização do consumo, vários resultados do censo da Abrasce chamam a atenção.Dos 26 shoppings programados para este ano, 12 estão localizados em cidades que vão ter shopping pela primeira vez. Quatro delas estão na região Nordeste, uma na regiãoNorte e outra no Centro Oeste. O restante dos municí-

pios ficam no Sudeste. Parte dos planos para essas regiões é explicada pelo desempenho de 2014. A região Norte foi a que teve maior crescimento de vendas(28,2%), seguida pela Nordeste (27,9%) e a Centro-Oeste (25,9%). Sul e Sudeste registraram avanço de um dígito.

 

Fonte:Estadão


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