Expectativa de vida do brasileiro aumenta para 74,9 anos, diz IBGE

01/12/2014

A expectativa de vida do brasileiro de ambos os sexos ao nascer passou de 74,6 anos em 2012 para 74,9 anos em 2013, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento, embora pequeno, mantém a tendência de crescimento da taxa por anos consecutivos.

Em 2011, a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos. Em 2002, o índice era de 71 anos.

Os dados estão na Tábua Completa de Mortalidade, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. Tais informações são utilizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no cálculo da previdência pública. Quanto maior a expectativa de vida, menor deverá ser o pagamento da aposentadoria.

A tabela mostra a expectativa de vida para todas as idades até os 80 anos. A expectativa de 74,9 anos se refere à uma criança que acabou de nascer (0 anos). Já uma criança de dez anos de idade, por exemplo, tem a expectativa de viver até os 76,3 anos. Um jovem de 18 anos deve viver, em média, até os 76,6 anos.

Uma pessoa de 40 anos tem a expectativa de vida de 78,5 anos. Aqueles que têm 80 anos ou mais têm expectativa média de viver mais 9,2 anos.

Aposentadoria. Utilizando o período de idade em que se concedem aposentadorias, ou seja, dos 40 até 80 anos, a expectativa de vida dos segurados aumentou em média 58 dias, ou seja, quase 2 meses, segundo cálculos da consultoria atuarial Conde. O aumento veio acima do que nos últimos anos, quando a média vinha subindo 40 dias.

Sobre o valor da aposentadoria, a consultoria estima que considerando a Tábua antiga e a nova a maior redução de benefício ficou em torno de 1,30% (na idade 69 anos), mas a média se posicionou em 0,65%.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,