23/04/2025
A direção do SIGMUC esteve na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 22, após ser surpreendida com um projeto de lei enviado pelo Executivo aumentando o salário de parte dos secretários municipais de Curitiba. A diretoria do sindicato lamenta que a Prefeitura se preocupe em aumentar salário de secretário sem, no entanto, apresentar nenhuma sinalização sobre a valorização dos servidores.
Até o momento, a gestão não apresentou nada em relação aos salários ou gratificação de segurança dos guardas municipais, que estão na linha de frente, combatendo o crime e protegendo a sociedade. Entretanto, tem recursos disponíveis para inflar os vencimentos dos secretários.
A justificativa do projeto do Executivo aprovado nesta terça-feira é a padronização da remuneração dos servidores públicos cedidos por outros órgãos ou entes da federação para exercerem cargos comissionados como secretários, presidentes de autarquias e fundações públicas do município.
Na prática, a medida concede “a remuneração do cargo efetivo, do posto ou graduação, ou do emprego, acrescida do percentual de 90% (noventa por cento) do respectivo cargo de Secretário do Município ou de Presidente”.
“É triste, pois estamos lutando por uma recomposição salarial para recompor o que perdemos na gestão anterior e, infelizmente, a prioridade do atual prefeito é reajustar o salário dos secretários que já ganham bem acima da média da base trabalhadora”, comenta Rejane Soldani, presidente do SIGMUC.
Fonte:SIGMUC
UGT - União Geral dos Trabalhadores