UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Presidente Moleque participa de assembleia da Manutenção na Via Sudeste Unidade Cursino


28/03/2025

Nesta quinta-feira (27), os companheiros do Setor de Manutenção da Via Sudeste Unidade Cursino, participaram de Assembleia na garagem para debater com seus representantes sindicais a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025, problemas no local de trabalho e soluções para melhorias.


Presença especial no encontro, o presidente do SMTTRUSP, Valdemir dos Santos Soares (Moleque) destacou a recente conquista para o setor: o fim da famigerada “sopa de letras” em todas empresas. A partir de agora, os companheiros serão registrados nos cargos de Ajudante, Oficial e Meio Oficial.


Também afirmou que o Sindicato segue firme na luta por outras conquistas, como por exemplo, o piso para os borracheiros.


Por sua vez, o diretor de assuntos jurídicos da entidade, Mamédio Lima Silva (Mamédio), acompanhado de diretores de base, delegados e militantes, informou outra grande conquista. No prazo de 30 dias, haverá a implantação da Folga Dupla na empresa.


O diretor aproveitou para agradecer o Sindicato pelo apoio. “Uma conquista que exigiu de nossa parte muito empenho, mas ajuda efetiva da diretoria com a liderança do companheiro Moleque, que tenho respeito e admiração”.


Por unanimidade, os companheiros da Manutenção – assim como nas demais garagens – aprovaram os pontos que são carro-chefe da pauta de reivindicações específica, sendo que as demais (inclusive as relacionadas ao setor com melhorias estruturais) serão renovadas automaticamente, conforme acordo na Campanha Salarial 2024.


O presidente Moleque fez questão de ressaltar a luta implacável do Sindicato pela revisão das metas e valores do Programa de Participação nos Resultados (PPR). E apesar da conquista da folga dupla na garagem, este item será batalhado para toda categoria durante a Campanha Salarial.


“Vamos trabalhar para resgatar as conquistas subtraídas dos trabalhadores, porém este processo requer inteligência, estratégia, diálogo e sobretudo apoio da categoria. E peço confiança a todos vocês para avançar nas negociações”, pediu o presidente.


 


Pauta específica da Manutenção aprovada em assembleia


Solucionar situação dos funcionários (as) comprovadamente Fora de Função;


Corrigir defasagens salariais dos borracheiros, manobristas e outras funções;


Implantar Plano de Cargos e salários e Plano de Carreira;


Regularizar entrega de ferramentas, uniformes e jaquetas;


Acabar com a terceirização no lavador;


Garantir promoção para quem esteja com dois ou mais nos na função;


Cancelar punições excessivas;


Implantar Folga Dupla;


Respeito às Normas de Saúde e Segurança no Trabalho.


 


Principais propostas Plano de Ação em Defesa da Segurança e Saúde do Trabalhador (PADST)


 


Elaborar Política de Seguranças e Saúde do Trabalhador (PSST);


Combater os perigos à segurança e saúde nas garagens;


Quando houver acidentes graves ou fatais, acionar o Sindicato;


Criar uma central de reclamações no Sindicato;


Investir em cursos, como por exemplo, realização do “Mapa de Riscos”;


Preparar os cipeiros para as reuniões da CIPAA;


Convocar as empresas em mesa redonda;


Formar grupos de fiscalização das condições de trabalho;


Conhecer todos os fatores que adoecem os trabalhadores (as);


Planejar ações conjuntas.


Fonte:SMTTRUSP




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.