24/03/2025
Os companheiros e companheiras do transporte urbano por ônibus das empresas nas Regiões Oeste e Norte, abarrotaram a quadra do Bloco Caprichosos do Piqueri para acompanhar a segunda assembleia regional conjunta da Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis”.
De forma unânime – assim como os trabalhadores da região leste – também aprovaram os 20 itens que serão carro-chefe da pauta de reivindicações nas negociações junto ao setor patronal, que foram lidos e explicados pelo secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta).
Os 55 pontos restantes da pauta, por sua vez, como já informamos, já estão renovados automaticamente com validade de dois anos. Ou seja, são conquistas garantidas na Convenção Coletiva de Trabalho para a categoria até 2026.
Mais 05 membros da comissão de negociação (operação/manutenção/CIPA/comissão de mulheres/delegado) foram aprovados pelos trabalhadores, que juntos aos da leste, terão a missão de representar seus companheiros e companheiras no desenrolar da Campanha Salarial 2025.
Os trabalhadores de todas as regiões terão a oportunidade de conhecer a pauta, seus pontos principais, discuti-las e aprová-las até a assembleia final dia 28 de março. Depois, sim, a pauta finalizada será entregue e protocolada junto a SPUrbanuss, no início de abril.
“Obrigado aos trabalhadores da nossa categoria que vieram em peso à assembleia deliberar conosco a pauta de reivindicações. Como disse, vamos trabalhar de forma unida, organizada e com os pés no chão para fazer uma campanha diferenciada, com êxitos. Confiem em nosso trabalho e vamos juntos resgatar as conquistas subtraídas, pois somos referência no movimento sindical brasileiro”, afirmou o presidente em exercício do SMTTRUSP, Valdemir dos Santos Soares (Moleque).
Representantes da diretoria plena, delegados e companheiros de entidades coirmãs, em suas falas, defenderam o apoio da categoria ao Sindicato, que nesta Campanha Salarial terá grandes desafios, “que serão superados com unidade, confiança e trabalho incansável até o final das negociações”.
Na próxima semana, a direção do Sindicato entra na reta final das assembleias regionais com os trabalhadores da operação e nas garagens com o setor de manutenção, respectivamente. Portanto, a categoria deve ficar atenta às convocações, comparecer aos eventos e manifestar seu desejo de lutar pelo futuro da categoria, pois juntos mais fortes, unidos imbatíveis.
Confira os itens aprovados nesta assembleia regional:
* Reposição da inflação no período de maio de 2024 e abril de 2025.
* Aumento real nos salários e benefícios (vale refeição / cesta básica / convênios médico e odontológico do titular.
* Plano de cargos, salários e carreira no Setor de Manutenção.
* Incorporação aos salários do abono pago aos motoristas de articulado / biarticulado e trólebus.
* Mudança de metas e valor do PPR (Programa de Participação nos Resultados).
* Seguro para avarias de terceiros e reajuste no seguro de vida.
* Redução da jornada de trabalho sem redução de salário e escala 5×2.
* Cursos de capacitação e requalificação profissional pelo CEVAT-RESGATE.
* Igualdade de oportunidades e salário igual para as mulheres.
* Campanhas permanentes contra assédios no trabalho e racismo.
* Reserva de 30% na contratação de mulheres.
* Instituir o programa para recuperação de dependentes químicos.
Reivindicações gerais que também serão negociadas:
* Mesa técnica permanente no Tribunal de Contas do Município (TCM).
* Assento na conta do Sistema de Transporte Coletivo na cidade de São Paulo.
* Fazer a gestão pública cumprir as leis sobre a Garagem Escola e Transporte a Céu Aberto.
* Apoio ao projeto de redução do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
* Transporte público de qualidade e renovação da frota por ônibus elétrico.
* Reforma dos corredores e construção de faixas para ônibus.
Fonte: SindMotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores