UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Vice-Presidente da UGT Nacional participa da Posse do SECOC/RS


11/03/2025

O evento de posse de Everton Rodrigo de Brito na presidência do Sindicato dos Empregados em Cooperativas de Crédito do Rio Grande do Sul (SECOC/RS), entidade filiada à UGT, contou com a presença de importantes lideranças sindicais. Realizado no dia 10 de março, em Porto Alegre, a cerimônia teve a participação de Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, da secretária de Políticas Sociais da UGT, Orildes Maria Lottici, e do vice-presidente da UGT Nacional e presidente do Sindibast, Enilson Simões de Moura, conhecido como Alemão.

Na ocasião, Alemão ministrou uma palestra sobre a história do movimento sindical brasileiro e mundial, sua participação no processo de redemocratização do país e a luta pela manutenção da democracia. Ele abordou com profundidade a geopolítica e os interesses por trás das relações internacionais atuais, apresentando um panorama realista sobre as mudanças nas relações de trabalho. Enfatizou a transformação na forma de contratação e prestação de serviços, destacando que a maioria da classe trabalhadora sequer está no mercado formal.

Na palestra, Alemão detalhou os desafios enfrentados pelo movimento sindical ao longo dos anos e como ele tem se adaptado às mudanças econômicas e sociais. Ele mencionou as conquistas obtidas com a redemocratização do Brasil, como o fortalecimento dos direitos trabalhistas e a criação de sindicatos mais representativos. Além disso, discutiu a importância de se manter vigilante na defesa da democracia, especialmente em um contexto de crescentes desafios globais e conflitos geopolíticos.

Alemão também apresentou uma análise detalhada sobre as novas formas de trabalho, como o trabalho remoto, que têm redefinido as relações de trabalho e as condições dos trabalhadores. Ele ressaltou que muitas pessoas hoje em dia trabalham como freelancers ou em empregos temporários, sem garantias trabalhistas e proteção social adequada. A palestra foi uma oportunidade para refletir sobre como os sindicatos podem continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores em um cenário tão dinâmico e incerto.

Concluindo sua apresentação, Alemão parabenizou o companheiro Everton Brito pela recondução à presidência do SECOC e aos demais diretores pela coragem e desprendimento em doar seu tempo em prol da defesa dos interesses dos trabalhadores em cooperativas de crédito do estado do Rio Grande do Sul. Ele enfatizou a importância de líderes sindicais dedicados e comprometidos, que são essenciais para enfrentar os desafios e garantir um futuro melhor para todos os trabalhadores




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.