19/02/2025
Motta: "Recém-admitidos ou não, que ainda não se associaram, são convidados para passar a usufruir dos serviços e benefícios prestados e a ser um elemento ativo da militância sindical"
As campanhas de sindicalização promovidas pela Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados têm como objetivo principal trazer os comerciários e os práticos de farmácia para dentro dos Sindicatos. Os dirigentes dessas entidades também fazem o chamado “caminho de volta” da iniciativa. Isto é: aproximar, ainda mais, e por meio da sindicalização, os Sindicatos dos trabalhadores. Afinal, as entidades sindicais pertencem à classe trabalhadora que, infelizmente, nem sempre é motivada a conhecer as suas ações, praticadas em nome da manutenção e do avanço de muitas conquistas dos assalariados.
Corpo a corpo
No movimento sindical comerciário do Estado de São Paulo esta realidade vem mudando para melhor. Uma das ações mais eficientes é o chamado corpo a corpo. Quer dizer, visitas aos locais de trabalho; momentos ideais para conversar, divulgar a atuação dos Sindicatos e esclarecer dúvidas. Esta atividade vem acompanhada por um efetivo serviço de comunicação (imprensa e/ou eletrônica). Há também sindicalizações digitais. Em qualquer situação, a comunicação tem desempenhado papel decisivo para motivar o trabalhador a se sindicalizar.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “A abordagem para a sindicalização é democrática e transparente. Recém-admitidos ou não, que ainda não se associaram, são convidados para passar a usufruir dos serviços e benefícios prestados e a ser um elemento ativo da militância sindical”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores