27/01/2025
O SIEMACO São Paulo continua, ao longo deste mês de janeiro, promovendo assembleias em toda a cidade para debater e aprovar a pauta de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025-2026 dos trabalhadores de Áreas Verdes. Lideradas pelas diretoras Silvana Souza e Daniela Sousa, as reuniões têm garantido a participação ativa da categoria, reforçando a mobilização por reajuste salarial, melhorias nos benefícios e melhores condições de trabalho e segurança no exercício das funções.
Na Zona Sul, a equipe da subsede realizou nos últimos dias assembleias nas Bases Vila Guarani e Capela do Socorro, Subprefeituras de Parelheiros e Cidade Ademar, envolvendo trabalhadores das empresas Potenza, Era Técnica e Monte Azul. Já a equipe da sede do sindicato conduziu encontros em diversas subprefeituras, como Tatuapé, Lapa, Vila Maria, São Miguel, Santana/Tucuruvi e Itaquera, além de parques como Piqueri, Raul Seixas, Buenos Aires, Toronto, Leopoldina, Belém, Clube Alfredo Inácio Trindade e Benemérito José Brás. Empresas como Provac, Plena, Demax, Ensiva x Brasil, Hiplan, FBF, Florestana, Construdaher e Paineiras participaram das discussões, resultando na aprovação da pré-pauta.
Entre as principais reivindicações estão um reajuste mais significativo nos salários, no Vale-Refeição (V.R.) e Vale-Alimentação (V.A.), além de melhorias nas condições de insalubridade e a concessão do V.R. também durante as férias. “Essa construção com os trabalhadores é fundamental para reforçar nossa representatividade e transparência em todo o processo. O segmento das Áreas Verdes vem crescendo e as cobranças também. Esse ano, eles estão falando muito sobre um reajuste melhor nos benefícios V.R. e V.A., sobre a insalubridade e V.R. nas férias. Seguimos acreditamos que unidos continuaremos avançando”, afirmou Silvana Souza.
A diretora Daniela Sousa, responsável pela subsede de Santo Amaro, também destacou a importância do envolvimento dos trabalhadores: “Nosso papel é garantir que cada trabalhador tenha voz e participe ativamente desse processo. Estamos percorrendo todas as bases para levar informação e esclarecer dúvidas, pois só com mobilização conseguiremos avanços reais para a categoria”.
Com a recente implementação da Norma Regulamentadora 38 (NR 38), que estabelece novas diretrizes para a segurança dos trabalhadores de Áreas Verdes, a atuação do sindicato se torna ainda mais estratégica. As assembleias são momentos decisivos para garantir que as reivindicações da categoria sejam atendidas, reforçando a importância da união na luta por reajustes, valorização e melhores condições de trabalho.
Por Alexandre de Paulo (Mtb 53.112/SP); Fotos: Assessoria de Base/SIEMACO-SP
UGT - União Geral dos Trabalhadores