24/01/2025
Nesta sexta-feira (24/01), Leandro Cruz, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Motoristas de Aplicativo (FENASMAPP) e do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo do Estado de São Paulo (STATTESP), entregou ao Vice-Presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um documento que reforça a proposta de troca de frota para os trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos.
A iniciativa, que conta com o apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), visa beneficiar cerca de 1,8 milhão de profissionais em todo o Brasil, oferecendo melhores condições de trabalho e aumentando a independência financeira desses trabalhadores.
“Vivemos em um mundo digital, onde as plataformas são uma tendência global. O que precisamos é ajustar as regras para garantir que os trabalhadores tenham melhores condições. Muitos motoristas de aplicativos dependem de veículos alugados, o que reduz consideravelmente sua renda. Nosso objetivo é que esses profissionais possam ter acesso ao seu próprio veículo, aumentando sua independência e melhorando a renda de suas famílias”, destacou Geraldo Alckmin.
A proposta apresentada busca melhorar a realidade enfrentada por mais de 50% dos motoristas de aplicativos, que atualmente dependem de veículos alugados para trabalhar. A medida pretende não apenas melhorar as condições econômicas e sociais da categoria, mas também impulsionar a economia nacional com a renovação da frota de veículos, promovendo sustentabilidade e eficiência no setor.
UGT - União Geral dos Trabalhadores