UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sindicato aprova metas e prioridades em reunião de planejamento para as lutas no início de 2025


16/01/2025

A diretoria do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) promoveu reunião de planejamento nesta quarta-feira (15) na sede da entidade para alinhar as prioridades de trabalho no início de 2025.

Com a presença dos delegados, os companheiros e companheiras discutiram e aprovaram metas consideradas estratégicas nas lutas do Sindicato, num ano que promete ser marcado por grandes enfrentamentos pelo fortalecimento da categoria.

Os pontos aprovados foram as Homologações, que passam a ser realizadas no Sindicato, Descarte de metas do Programa de Participação dos Resultados, Definição de valores e metas tangíveis em 2025, Convênio para atender filhos/filhas portadores de deficiência, Programa de recuperação de pessoas com dependência química, dentre outros. Neste item foi incluída e aprovada a discussão sobre a cooperativa habitacional e moradia para a categoria, a pedido do secretário de habitação, Ronaldo Romão da Silva (Caixa).

Aos presentes foram entregues documento com o descritivo do trabalho realizado pela entidade em 2024, com as lutas, ações e resultados obtidos de janeiro a dezembro; bem como com a lista detalhada de prioridades da entidade, que foi amplamente debatida na reunião.

 

Seminário Anual de Cipeiros

Após longa discussão, o Sindicato garantiu na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria – cláusula 33ª – a realização do 4º seminário anual de cipeiros com o tema “Investir em Saúde e Segurança no Trabalho, Preserva Vidas!”, cuja data proposta para realização são os dias 22 e 23 de fevereiro, em local a definir.

O evento vai reunir os cipeiros eleitos, de forma democrática pelos trabalhadores nas garagens para discutir temas importantes sobre Saúde, Segurança e combate a todo tipo de assédio nos locais de trabalho. Um compromisso histórico do Sindicato!!

Inclusive, os vice-presidentes das CIPAAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) estão convocados para uma reunião no dia 16/01/2025 (quinta-feira), a partir das 9h00, para discutir os principais assuntos que serão debatidos no seminário e servirão para aprovação de um plano de trabalho que norteará ações dos cipeiros por melhorias nas condições de saúde, segurança e combate do Assédio Moral no Trabalho.

 

Retomada da Mesa Técnica no TCM

Uma das metas centrais de luta do SMTTRUSP será a retomada das negociações na mesa técnica junto ao patronal (SPUrbanuss) e SPTrans (São Paulo Transportes) no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, com a entidade sendo representa pelos companheiros Nailton Francisco de Souza (Porreta) secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, e Francisco Xavier da Silva Filho (Chiquinho), secretário de relações sindicais.

A entidade segue reivindicando a Perda salarial de 2,46% de 2020; Intervalo para refeição de 30 (trinta) minutos remunerado; Possibilidade de incorporar o Abono Salarial Mensal dos motoristas de trólebus, articulados e biarticulados no salário e Equiparação dos benefícios e jornada de trabalho das empresas do sistema local com o estrutural.

 

Plano de Cargos e Salários da Manutenção e Multas do RESAM

O Sindicato dará peso às negociações com o patronal nas comissões temáticas paritárias para definir os aspectos do plano de cargos e salários para o Setor de Manutenção e a questão dos descontos de multas do RESAM.

“Na Campanha Salarial prometemos à categoria que daríamos prioridade a estas reivindicações históricas, e assim faremos. A manutenção é o coração de todas as empresas e as excessivas multas lesam os trabalhadores. Não podemos aceitar”, destacou o companheiro Nailton Porreta.

 

Pontapé Campanha Salarial 2025

Na ocasião do seminário anual de cipeiros, em fevereiro, a entidade dará o pontapé inicial da Campanha Salarial 2025 com a presença da diretoria, delegados e representantes da CIPAA eleitos nas garagens, onde definirá os pontos da pauta de reivindicações.

“Vamos neste ano antecipar o processo com o objetivo de organizar nossas linhas de ações e a categoria para os enfrentamentos junto ao patronal. Será um momento especial para estarmos mais unidos e fortes em torno de nosso objetivo maior, que é resgatar as perdas subtraídas da categoria”, destacou o presidente Edivaldo Santiago.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.