17/12/2024
A palestra de encerramento do Seminário de Planejamento e Organização para 2025, realizado pelo Sindicato dos Padeiros de São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2024, em sua Colônia de Férias de Caraguatatuba, foi com o advogado Clovis Renato, que abordou os temas processos judiciais das entidades e representação sindical.
O STF determinou que a correção das contas do FGTS seja feita com base no IPCA, porém não garantiu a recomposição das perdas passadas. Clóvis Renato lembra que há embargos para que a correção tenha efeitos retroativos. “A luta não acabou”.
O advogado também falou dos desafios enfrentados com condutas antissindicais em nossa base, destacou as ações sobre folga quinzenal aos domingos para as trabalhadoras e disse que empresários e patrões estão organizados e agem de forma “uníssona”, ao contrário do movimento sindical da classe trabalhadora cuja pauta é muito diversificada.
Clóvis Renato apresentou técnicas estratégicas de negociação coletiva baseadas em metodologias de Harvard, enfatizando a necessidade de aprimorar a atuação dos representantes sindicais para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, “negociação é arte, ciência, questão de técnica, jogo de informação e equilíbrio emocional e exige firmeza por parte do dirigente sindical”.
Chiquinho dos Padeiros
“A Convenção Coletiva e os Acordos Coletivos são conquistas essenciais do Sindicato para os trabalhadores e as trabalhadoras do nosso setor.”
O presidente Chiquinho dos Padeiros citou a recente conquista salarial da categoria em São Paulo e fez um balanço muito positivo do Seminário. Destacou a qualidade dos palestrantes Victor Pagani, Sérgio Pardal e Clovis Renato, a participação dos dirigentes da Federação nos debates e a dedicação dos diretores, assessores e funcionários do Sindicato pela organização do evento. E também lembrou os desafios que teremos nos anos de 2025 e 2026.
E concluiu: “A chama de continuar a luta, fazer justiça social, promover o bem-estar para nosso povo (aqueles que a gente defende principalmente, esse lado que paga muito caro até por algo que ele não fez), isso não se apaga nunca! Enquanto vida tivermos, nós vamos lutar, trabalhar, manter acesa a esperança de que um dia nós e nossos descendentes viverão em uma sociedade mais justa, de oportunidades iguais para todos, com respeito, inteligência e capacidade de resolver problemas com sabedoria, inclusive nas mesas de negociações, com tratamento cordial e fraterno para construirmos uma sociedade melhor. Boas Festas, saúde, luta e muitas conquistas para todos”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores