12/12/2024
A UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT/PARÁ) realiza nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a Plenária de Planejamento Estratégico e Negociação Coletiva. O ponto alto do encontro será a apresentação da Inteligência Artificial como ferramenta de aproximação dos trabalhadores e sindicatos. O objetivo é usar a tecnologia digital para facilitar o acesso dos trabalhadores à informação e aos benefícios oferecidos pelos sindicatos, além do acesso às leis e normas que regem os contratos de trabalhos coletivos, às consultas jurídicas e aos cálculos trabalhistas.
São esperados cerca de 150 dirigentes sindicais que representam mais de 630 mil trabalhadores no Pará. A plenária acontece das 8hs às 14hs, na sede da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos Estados do Pará e Amapá (FETRACOM PA-AP), situada na Av. Alcindo Cacela, 4071, Condor.
Para discutir os impactos e benefícios da Inteligência artificial na comunicação e na gestão sindical, a UGT-PARÁ convidou o especialista em IA, Rafael Torres, que é consultor de comunicação do Service Employees International Inion (SEIU), maior sindicato de trabalhadores em serviços dos Estados Unidos.
Outro ponto de debate será o Desenvolvimento Humano com Sustentabilidade dentro de uma nova abordagem das relações de trabalho que valoriza os talentos e relações externas dos trabalhadores com a família e o meio ambiente. O assunto será abordado pelo professor Guilherme de La Roque, que atua nas Usinas da Paz e nas ações estratégicas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará.
Comércio e serviços
Outro palestrante do evento será o diretor técnico do Departamento Intersindical de estudos Socioeconômicos (DIEESE), economista Everson Costa. Ele vai falar sobre a perspectiva de crescimento dos setores de comércio e serviços com a realização da COP 30 no Pará, em 2025. Atualmente, esses setores representam 70% dos empregos existentes no estado.
“Atualmente o Estado do Pará se consolida entre as 10 maiores economias do Brasil, temos, inclusive, projeções de crescimento que dão conta de que, até o ano de 2027, o Produto Interno Bruto (PIB) paraense se elevará em torno de 3,5% alcançando a riqueza produzida na cifra de quase R$ 390 bilhões. A evolução econômica paraense também pode ser vista nos números da geração de postos de trabalhos formais. Até setembro deste ano, o Pará se consolida como 12º Estado brasileiro que mais gera empregos formais”, afirma.
A Plenária de Planejamento Estratégico e Negociação Coletiva dá continuidade ao calendário de formação nacional dos dirigentes da UGT para a COP 30 e para as negociações coletivas nesses novos cenários. “Nós estamos fazendo o papel de uma central sindical que é preparar politicamente e com conhecimento seus dirigentes para que possam exigir que a COP 30 deixe um legado concreto para o povo do Pará através de mais postos de empregos com salários justos”, explica Zé Francisco Pereira, secretário nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UGT Nacional, que, junto com o presidente da UGT no Pará, Ivan Duarte Pereira, é responsável pelo evento.
Plenária de Planejamento Estratégico e Negociação Coletiva da UGT Nacional
DIA: Quinta-feira, 12 de dezembro
HORA: Das 8 às 14h
LOCAL: Sede da FETRACOM (Av, Alcindo Cacela, 4071, Condor)
Fonte: Banana News
UGT - União Geral dos Trabalhadores