Conversar sobre a diversidade humana e a importância de respeitar as diferenças para melhor atender ao público foi um dos temas da palestra educativa, organizada pelo RH do Sinsaúde em parceria com a Faculdade ISI-Sofia, para os funcionários do Clube Anna Nery, na manhã desta segunda-feira (9).
A atividade aconteceu nas dependências do Clube, em Hortolândia, e foi o passo inicial para um projeto de análise, capacitação e treinamento dos funcionários do Sindicato com objetivo de aperfeiçoar suas práticas de interação e relacionamento com o público.
Os funcionários lidam com as mais variadas situações no seu dia a dia. Em média, mais de 1.500 pessoas passam todos os finais de semana pelas instalações do Clube. “Este é um patrimônio da categoria e é preciso que todos valorizem e respeitem. Atender os trabalhadores e suas famílias da melhor forma é sempre o nosso objetivo”, destacou a presidente do Sindicato, Sofia Rodrigues do Nascimento, ao agradecer a presença dos funcionários e diretores sindicais presentes.
A atividade se inclui no programa de treinamento aos trabalhadores do Sinsaúde, que ocorre com regularidade em todas as unidades do Sindicato. Nesta ação, o foco foi capacitar os funcionários para a inclusão e acolhimento ao público LGBTQIA+.
A diretora e professora do ISI-Sofia, Beatriz Vargas, e o psicanalista Márcio Aurélio, realizaram uma vivência inicial para escutar e atualizar os trabalhadores sobre formas de lidar com as diferenças. “Incluir dá trabalho e a mudança não é algo natural para as pessoas. Como lidar com uma ação que uma pessoa faz e não deveria fazê-lo?”, questiona Beatriz.
O psicanalista ressaltou a necessidade de adaptação para os novos comportamentos. “Estamos vivendo um mundo novo. Como lidar com as diferenças, com a diversidade? Não tem a ver com os outros, mas como a gente lida com as diferenças”, explicou Marcio Aurélio.
Estavam presentes na atividade todos os trabalhadores do Clube, a vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Machado, os diretores André Luiz, José Augusto Sousa, a assistente do RH, Jaqueline Aleixo e a coordenadora da Tesouraria, Silvia Oresco dos Santos.
“É de suma importância estes encontros para fortalecermos nossa unidade e melhorarmos cada vez mais nosso atendimento à categoria”, analisa Juliana. O presidente da Federação Paulista da Saúde, Édison Laércio de Oliveira, prestigiou a atividade. “Vivemos num novo normal. Temos que aprender e respeitar a todos”, ressaltou.