09/12/2024
Luiz Hamilton de Sousa, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, representou a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Comércio e dos Serviços (Sentracos) na 6ª Conferência Regional da UNI Américas. O evento aconteceu em La Falda, na província de Córdoba, Argentina, nos dias 6 e 7 de dezembro, reunindo cerca de 600 delegados e observadores, representando 140 organizações sindicais de 28 países do continente.
Durante a conferência, Luiz Hamilton recebeu um prêmio em nome da UGT e do Sentracos pelo destacado trabalho de sindicalização realizado em parceria com o Sindicato dos Comerciários de Franco da Rocha. A iniciativa foi direcionada aos trabalhadores e trabalhadoras do centro de distribuição da Amazon em Cajamar que, por ser uma empresa historicamente contrária ao movimento sindical, fez com que as entidades sindicais abordassem os (as ) profissionais em suas casas e nos pontos de ônibus . O reconhecimento ressalta os esforços das entidades sindicais brasileiras em promover organização e diálogo em um ambiente desafiador para os direitos dos trabalhadores.
A conferência reafirmou compromissos globais e regionais do movimento sindical em torno de temas como democracia, igualdade, diversidade, emprego decente e sustentabilidade. Segundo Luiz Hamilton, esses pilares estão entre os fundamentos básicos e bandeiras históricas do movimento sindical brasileiro, que busca continuamente aprimorar as condições de trabalho e ampliar os direitos da classe trabalhadora.
O evento foi um marco para a troca de experiências e reforço das alianças entre organizações sindicais do continente. A participação ativa da UGT e do Sentracos reflete o compromisso do Brasil em ser protagonista na defesa dos trabalhadores no cenário global, fortalecendo a luta coletiva por um mundo mais justo e sustentável.
UGT - União Geral dos Trabalhadores