04/12/2024
O presidente do Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS (SECOC/RS), Everton Brito, esteve, na tarde de hoje (3/12), em reunião com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego do RS, Claudir Nespolo, para tratar das negociações da Campanha Salarial que não estão finalizadas.
Todos os representantes dos sistemas cooperativos, cooperativas solteiras e confederações receberam, em julho, a pauta de reivindicações dos trabalhadores definida nas assembleias presenciais e em pesquisa online disponibilizada no site do Sindicato. Embora a data-base da categoria seja 1° de agosto, alguns sistemas e cooperativas não apresentaram proposta para negociação. Há também sistemas e cooperativas que apresentaram propostas muito inferiores ao que já foi negociado e fechado com outros sistemas, confederações e cooperativas.
Diante da dramática situação dos empregados, que estão há menos de um mês do encerramento do ano, sem receber correção salarial e nas demais cláusulas econômicas e benefícios, como vale-alimentação/refeição, o SECOC/RS não teve outra alternativa senão solicitar que Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STE/RS), execute a mediação das negociações.
Além da falta de valorização e de respeito por parte dos patronais, a não renovação dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho também ameaça conquistas dos empregados, duramente obtidas. Brito reitera a abertura do SECOC/RS ao diálogo e o empenho para que os impasses sejam solucionados. “Estamos mobilizados para que todos os empregados de cooperativas tenham seus direitos assegurados”.
Acompanhe no site e na newsletter, as notícias sobre o andamento das mediações e seus desdobramentos.
UGT - União Geral dos Trabalhadores