22/11/2024
Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) participaram do evento “Hip Hop Sim, Drogas Não”, uma celebração especial à cultura, resistência e consciência negra no Largo do Paissandú, centro histórico de São Paulo.
O evento contou com o projeto Vaga Social, conduzido pela Secretaria de Assistência Social, Previdência, Saúde e Segurança do Trabalho, Diversidade e Empregabilidade do SECSP. Com foco na empregabilidade e na reparação histórica, a ação foi dedicada a promover justiça social, inclusão no mercado de trabalho e exaltar a relevância da cultura hip hop como instrumento de conscientização e transformação social.
A escolha do Largo do Paissandú como palco não foi por acaso. O local abriga a histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, um marco da resistência negra durante o período escravocrata. O evento transformou esse espaço simbólico em um cenário de reflexão e celebração da cultura afro-brasileira.
“Realizar uma ação neste espaço histórico é reafirmar nosso compromisso com a memória e a luta por reparação social. A história exige de nós o dever de buscar inclusão e igualdade, especialmente para a população negra, que enfrenta desafios históricos no mercado de trabalho”, declarou Cleonice Caetano Souza, diretora do SECSP.
O evento foi mais que uma homenagem: foi um chamado à resistência, à consciência e à transformação, reforçando a importância de iniciativas que promovam a equidade racial e a justiça social.
UGT - União Geral dos Trabalhadores