18/11/2024
Marcos Perioto, Secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego do governo Lula, esteve no Sindicato dos Padeiros de São Paulo nesta quinta, 14 de novembro de 2024.
Foi um diálogo com a diretoria e assessoria do Sindicato sobre o mundo do trabalho, as políticas públicas que estão sendo viabilizadas pelo Ministério e os desafios do movimento sindical e da classe trabalhadora.
Perioto lembrou a história das lutas sindicais no Brasil e no mundo. “O movimento sindical nasceu para reduzir a jornada de trabalho, proporcionar o descanso semanal remunerado e as férias, entre outros benefícios. Essa é uma luta dos trabalhadores”. E continua: “o Sindicato dos Padeiros de São Paulo é um sindicato que tem uma história, uma tradição, e sempre teve uma posição correta”.
Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato, referindo-se a várias questões, entre elas a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, disse que “essa é a luta, é o movimento da sociedade que fortalece a nossa reivindicação que é histórica. Essa questão nasce dentro da população”.
Chiquinho também destacou a negociação das duas folgas quinzenais aos domingos para as mulheres, que é uma importante conquista do Sindicato dos Padeiros, dos trabalhadores e trabalhadoras por melhores condições de vida.
“Fomos formados para trabalhar e fazer a luta em prol daqueles menos favorecidos", ressalta Chiquinho dos Padeiros. E conclui: “existe vida além do trabalho!”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores