“No Coração da Sofia”, evento realizado no dia 9 de novembro, na Faculdade ISI/Sofia, contou com o apoio do Sinsaúde para a realização de diversas atividades abertas a estudantes e convidados. A programação durou o dia inteiro, e foi voltada à divulgação dos desafios da educação de qualidade e sobre o autocuidado necessário para uma vida saudável.
Foram realizadas provas para 200 bolsas de estudos de 20% a 50% de desconto nos cursos técnicos de enfermagem, farmácia, desenvolvimento de sistemas e estética, além de palestras, oficinas, exposições, atendimentos de saúde, coquetel e música ao vivo.
A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, abriu o evento falando sobre a importância da parceria entre o Sindicato e a faculdade. “Juntos vamos fortalecer a categoria desde a sua formação, incentivando o desenvolvimento e a qualificação profissional. O Sinsaúde está de portas abertas para recebê-los e orientá-los”, afirmou.
O diretor jurídico do Sinsaúde e executivo do ISI/ Sofia, Paulo Gonçalves, também destacou que a educação fornece as bases para o desenvolvimento pessoal, social e econômico. “No caso dos trabalhadores da saúde, ainda é mais especial. São profissões que se dedicam a preservar a vida e a cuidar da saúde de cada um de nós. Devemos valorizar e apoiar a categoria desde a sua formação na sala de aula”, disse.
Exposição
Para apresentar o Sindicato aos futuros trabalhadores da saúde, a direção organizou uma exposição com camisetas de campanhas e materiais impressos. “Apresentamos materiais que mostram a luta da categoria por melhores condições de trabalho, além de camisetas que fizeram parte das campanhas salariais”, disse a diretora de Comunicação, Márcia Abou Saab. No decorrer do evento, foram realizados sorteios de camisetas novas com o slogan “86 anos Presente em 172 cidades” e do calendário 2025 com o slogan “#Somos Todos Sindy”.
A persona Sindy também prestigiou o evento e fez uma entrada triunfal durante o coquetel. “Foi muito aplaudida e todos quiseram tirar fotos com ela. Foi um dia muito especial para todos nós”, disse a diretora sindical, Adriana Botelho.
A participação da Sindy em eventos valoriza a imagem da categoria, explicou a diretora do Sinsaúde Margarete Ane Araújo Costa. “A Sindy representa 80% da categoria por ser mulher e negra. As pessoas ficam encantadas ao ver a Sindy em movimento, com vida, o que gera um vínculo afetivo e de respeito com a categoria. Foi emocionante”, disse.
Bolsas de estudos
O vestibulinho para 2025 contemplou 200 bolsas de estudos de 20% a 50% de desconto nos cursos técnicos de enfermagem, farmácia, desenvolvimento de sistemas para unidade de saúde e estética. “O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro e as aulas vão começar no dia 4 de fevereiro de 2025. Estamos preparados para prestar o melhor atendimento em qualidade de ensino para os futuros profissionais da saúde”, disse a diretora da faculdade, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa.
A diretora da faculdade, Beatriz Vargas, destacou que as bolsas oferecem oportunidades para aqueles que necessitam de apoio financeiro para estudar. “A faculdade e seus parceiros estão contribuindo para a construção de um futuro mais acessível e inclusivo, além de fomentar a qualidade na saúde pública e privada”, afirmou.
Palestras, exames e oficina
Durante o evento foram realizadas palestras como “Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Aplicações e Cuidados”, ministrado pela Dra. Nilsa Wadt; “Demonstração de Primeiros Socorros” com ênfase na manobra de Heimlich para desengasgo de crianças e adultos, com Dr. Luiz Guilherme Calderon; “Homeopatia”, com Dr. Leonel Francisco Almeida Leite.
O evento também contou com a apresentação do livro “Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas em Hortos Comunitários”, da autora e Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães.
Os participantes também puderam passar pelo atendimento gratuito na cabine de telemedicina personalizada e informatizada para aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, oxímetro e exame oftalmológico.
Outro momento importante foi a oficina de sabonete líquido, que pode ser feito em laboratório ou em casa, ensinado pela diretora pedagógica de cursos técnicos, Gislaine Denise de Lima.