07/11/2024
A União Geral dos Trabalhadores, representada pelo seu secretário nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Francisco Pereira, esteve presente na abertura da segunda versão da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que está acontecendo no Hangar Centro de Convenções de Belém do Pará, até sexta-feira, dia 08/11. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, que tem como diretor-presidente o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, Raul Jungmann, e reúne as principais indústrias mineradoras do país.
Na cerimônia de abertura, que juntou representantes do parlamento, do judiciário, das forças armadas e CEOs das principais empresas do ramo da mineração, do mercado correlato e representantes de povos originários e institutos das academias de ensino mundial. As vozes se unificaram na urgência de se buscar alternativas para se enfrentar as catástrofes climáticas.
O governador do Pará, Helder Barbalho, que junto ao nosso presidente Lula, convenceu o mundo da importância de trazer a Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, para a Belém, a capital da floresta, foi enfático ao afirmar que nós, homens e mulheres Amazônidas, povos da floresta temos muito a dividir com o mundo sobre preservação e sustentabilidade.
Infelizmente, o movimento sindical, legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do mundo, ainda não conquistou o seu espaço nessa discussão. Mas, no que depender da UGT, e do nosso empenho, vamos ser protagonistas nesse processo de discussão fundamental para o futuro do nosso planeta.
Zé Francisco Pereira
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores