Curso de Formação Política Sindical Aprofunda Temas Relevantes na Sede da UGT Nacional

30/08/2024

Nos dias 28 e 29 de agosto, a sede da UGT Nacional sediou o Curso de Formação Política Sindical, que abordou temas cruciais como Organização, Negociação Coletiva, Sindicalização e Comunicação. Com uma participação híbrida de representantes de todos os estados, o evento se destacou pela relevância e atualidade de suas discussões, essenciais para o contexto sindical contemporâneo.

O curso teve início com a palestra do Professor Dari Krein, da UNICAMP, que abordou "Organização da Classe Trabalhadora no Mundo e no Brasil", destacando as lutas e conquistas históricas dos sindicatos. Em seguida, o sociólogo Luiz Ribeiro, da USO e técnico do DIEDE, apresentou sobre "Negociação Coletiva com Cláusulas Inclusivas", explorando práticas e estratégias para uma negociação mais equitativa.

A Diretora da UGT Nacional, Cássia Bufelli, contribuiu com a palestra "Plano de ação - Que campanha a UGT e seus afiliados podem desenvolver?", oferecendo insights sobre estratégias e campanhas sindicais.

No segundo dia, o Diretor de Relações Sindicais do DIESSE, Victor Pagani, discutiu "A luta de classe e os desafios para o movimento sindical: O mundo do trabalho em transformação e o futuro da atuação sindical no Brasil". Este tema proporcionou uma análise aprofundada sobre as mudanças no mercado de trabalho e os desafios enfrentados pelos sindicatos. Na ocasião o sociólogo palestrante ressalta as macro tendências globais e o papel social dos dirigentes que precisam ser protagonistas para mudar o rumo da história. “Olhar as florestas e não só as árvores do próprio quintal”finalizou o victor Pagini.

Antonio Mark apresentou o tema "Campanha Estratégica de Sindicalização", oferecendo uma visão sobre técnicas e abordagens para aumentar a adesão sindical. O evento foi encerrado com a palestra do Professor Erlerdes da Silveira, que discutiu "O que é Democracia?", proporcionando uma reflexão crítica sobre o papel da democracia no contexto sindical e trabalhista.

O Curso de Formação Política Sindical demonstrou ser um espaço fundamental para a atualização e formação contínua de líderes e representantes sindicais, abordando questões essenciais para a eficácia e relevância do movimento sindical na atualidade.