22/08/2024
O Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias da UGT teve sua abertura oficial nesta quinta-feira (22) em Foz do Iguaçu, Paraná, reunindo delegações de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O evento, que se estenderá até o dia 24 de agosto de 2024, se propõe a debater questões cruciais para a classe trabalhadora em um cenário de mudanças profundas no mundo do trabalho.
Manasses Oliveira, presidente da UGT-Paraná e anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a relevância de realizar um encontro desse porte para discutir temas tão importantes para o presente e o futuro dos comerciários no Brasil.
A mesa de abertura contou com a presença de figuras importantes como Ricardo Patah, presidente nacional da UGT; Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná; Chico Pinheiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Regina Cruz, superintendente regional do Ministério Público do Trabalho; Dr. Pedro Bastos, representando o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; José Gonzaga da Cruz, secretário geral adjunto da UGT; Jacira Carvalho, representando a Contec; Leocides Fornazza, presidente da Fecep; Maria Donizete, secretária nacional da Mulher da UGT; Cleonice Caetano, vice-presidente nacional da UGT; Claudemir Bastos, representante da Itaipú Binacional; Canindé Pegado, secretário geral da UGT; e Paulo Roberto, presidente da UGT-MG.
Durante a cerimônia de abertura, Ricardo Patah agradeceu a presença das caravanas de todo o Brasil e ressaltou os desafios enfrentados pelo movimento sindical nos dias atuais. “O cenário de hoje é desafiador, por isso a importância da realização desse evento, porque é a discussão sobre os desafios que estão se apresentando. O mundo mudou muito, e temos uma juventude distante do movimento sindical,” destacou Patah. Ele ainda reforçou a necessidade de rejuvenescimento do movimento: “O movimento sindical envelheceu e muito. Precisamos ter a capacidade de nos comunicar e trazer essa juventude para o movimento sindical.”
O evento promete ser um espaço de intensa troca de ideias e elaboração de estratégias para fortalecer a atuação dos sindicatos em um contexto de profundas transformações no mundo do trabalho.
UGT - União Geral dos Trabalhadores