Campanha Salarial 2024: CONTEC rejeita proposta rebaixada e reivindica recomposição e ganho real

22/08/2024

Nesta quarta-feira (21), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC e a Federação Nacional dos Bancos realizaram a 9ª rodada de negociações em razão da Campanha Salarial 2024. Pela primeira vez no período, a FENABAN entregou uma proposta ligada às cláusulas econômicas. O reajuste, no entanto, foi de 85% do INPC, muito abaixo do esperado e reivindicado pela categoria bancária. Não houve proposta para a PLR.

Por outro lado, há necessidade de muitos ajustes nas redações propostas pela FENABAN na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, data-base.

Os representantes bancários lutam por recomposição inflacionária e ganho real de 5%, conforme previsto na pauta de reivindicações. O reajuste contempla ainda as perdas de outros benefícios como vales e PLR. A proposta apresentada nesta quarta-feira, assim como as demais, será levada em assembleia sob recomendação de recusa dos trabalhadores.

“As propostas econômicas são muito aguardadas pela categoria. Afinal, são os bancários e bancárias que cumprem de maneira exemplar seu ofício, sob regime de metas, e ainda garantem os lucros dos banqueiros. É preciso que se apresente uma proposta realmente decente e viável para aquilo que pedirmos e acreditamos ser possível,”disse o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

Sendo assim, a proposta rebaixada foi prontamente rejeitada em Mesa.

Recomendamos que sejam realizadas até o dia 26 de agosto, a realização de Assembleias Gerais, para a apreciação da proposta da Fenaban que pedimos que seja rejeitada. A orientação é de que as assembleias sejam mantidas em caráter permanente durante a campanha salarial.

Queremos recomposição e ganho real!
www.contec.org.br