Presença da Secretária Nacional de Juventude da UGT no Encontro de Empoderamento e Liderança de Jovens na Guatemala

21/08/2024

A Secretária Nacional de Juventude da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Juliana Karine Machado, participa do Encontro Presencial de Formação sobre Empoderamento e Liderança de Jovens, organizado pela We Social Movements (WSM) e a Rede Inspirar, que pertence a Confederación Central General de Trabajadores de Guatemala (CGTG). O evento acontece na cidade de Antígua, Guatemala, entre os dias 19 e 23 de agosto.

O encontro presencial é a continuidade de um ciclo de encontros virtuais, que já vinham sendo realizados como parte do programa de formação. A iniciativa reúne 36 jovens de mais de 11 países, com o objetivo de fortalecer a liderança jovem dentro do movimento sindical.

Juliana Karine Machado destaca a importância de eventos como esse para a formação e descoberta de novas lideranças. “Participar desse tipo de encontro é fundamental para o fortalecimento das ações em defesa dos interesses da classe trabalhadora, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina e Caribe,” afirmou Juliana. A participação da UGT nesse evento reforça o compromisso da entidade com a capacitação e empoderamento das novas gerações dentro do movimento sindical.

O Encontro de Empoderamento e Liderança de Jovens na Guatemala teve sua abertura oficial marcada pela presença da Vice-ministra de Administração do Trabalho do Ministério de Trabalho e Previsão Social, Damarys Noemí Oliva García. Durante o painel "La empleabilidad juvenil desde una perspectiva de competencias laborales", ela abordou questões fundamentais sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho, destacando a importância do desenvolvimento de competências para aumentar a empregabilidade.

Entre os temas discutidos durante o encontro, destacaram-se "Trabajo Decente y la Juventud Trabajadora" e "Alianzas Estratégicas para la incidencia de las juventudes", que promoveram debates sobre os desafios e oportunidades para os jovens trabalhadores e as estratégias necessárias para ampliar a influência e participação das juventudes nas decisões que impactam suas vidas.

Além dos debates, o encontro também contou com uma ação social promovida nesta terça-feira (20/08) pelo Movimento de Jovens de Cali (Mojoca). A "Jornada de Sensibilización y Organización" foi dedicada a jovens em situação de dependência química, oferecendo atividades recreativas, suporte de higiene e aplicação de vitamina B, com o objetivo de acelerar o processo de revitalização do corpo e fortalecer a imunidade dos participantes, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.

Este evento reflete o compromisso do movimento sindical e das organizações juvenis em promover o empoderamento, a liderança e a inclusão dos jovens na construção de um futuro mais justo e igualitário.