12/08/2024
Nota de Pesar:
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) expressa seu pesar pelo falecimento do economista Antônio Delfim Netto, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 12 de agosto, em São Paulo, aos 96 anos. Delfim Netto estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein há uma semana, onde veio a falecer.
Delfim Netto teve um papel influente na história econômica e política do Brasil, atuando como Ministro da Fazenda e do Planejamento durante a ditadura militar. Sua trajetória também foi marcada por ser um dos signatários do Ato Institucional Nº 5, de dezembro de 1968, que endureceu o regime e cerceou as liberdades individuais no país. Além disso, Delfim foi embaixador do Brasil na França e, com a redemocratização, serviu como deputado federal por cinco mandatos consecutivos.
A UGT reconhece a importância do legado de Delfim Netto para a economia brasileira, ao mesmo tempo em que lembra os impactos de suas ações no contexto político. Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, e reforçamos a necessidade de refletir sobre os períodos difíceis de nossa história para construir um futuro mais democrático e justo.
UGT - União Geral dos Trabalhadores