Taxa de desemprego cai para 6,9%. É a menor em 10 anos

01/08/2024

Imagem: Freepik

A taxa de desocupação caiu para 6,9%, a menor taxa para um trimestre encerrado em junho, desde 2014. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (31).

A população desocupada – aqueles que procuravam por trabalho – caiu para 7,5 milhões de pessoas. Foi o menor número de pessoas em busca de trabalho desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

De acordo com o IBGE, a população ocupada atingiu novo recorde da série histórica, chegando a 101,8 milhões. O total de trabalhadores do país cresceu 1,6% (mais 1,6 milhão de pessoas) no trimestre e 3,0% (mais 2,9 milhões de pessoas) no ano. O número de empregados do setor privado (52,2 milhões) foi recorde, impulsionado pelos novos recordes nos contingentes de trabalhadores com carteira (38,4 milhões) e sem carteira assinada (13,8 milhões). Já a população fora da força de trabalho não teve variações significativas em nenhuma das duas comparações, permanecendo em 66,7 milhões.

As três atividades com alta da ocupação foram o comércio, a Administração pública e as atividades de Informação e Comunicação, setores que absorvem um contingente muito grande de trabalhadores, de serviços básicos e também de serviços mais especializados. O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados foi de R$ 3.214,00, ainda de acordo com o IBGE.