Cremilda Bastos e Márcia Adão Representam UGT na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

17/07/2024

Cremilda Bastos, diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, e Márcia Adão, secretária Geral do Siemaco, representaram a União Geral dos Trabalhadores (UGT) na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ocorreu entre os dias 14 e 17 de julho de 2024, em Brasília (DF).

A conferência nacional reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil com o propósito de mapear desafios, debater e definir prioridades para a elaboração de políticas direcionadas às pessoas com deficiência, discutindo vários projetos do "Novo Viver sem Limite".

Com o tema "O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo", o objetivo da conferência foi realizar um diagnóstico das principais demandas dos estados e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos em todo o território.

Cremilda Bastos e Márcia Adão participaram do Eixo 4: Cidadania e Acessibilidade, que teve o objetivo de propor medidas que garantam a plena implementação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, assegurando o acesso a direitos em equidade de oportunidades.

Durante as discussões, Cremilda e Márcia destacaram a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social e a acessibilidade para todas as pessoas com deficiência. Elas enfatizaram a necessidade de garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a serviços, oportunidades de emprego, educação e outros direitos fundamentais.

A participação da UGT na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reforça o compromisso da entidade em lutar por um Brasil mais inclusivo e justo, onde todos os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos e viver com dignidade.